Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Notícias | Trio percorre praias do mundo unindo surf e consciência ambiental

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

30 de Junho de 2009

 

Trio percorre praias do mundo unindo surf e consciência ambiental

garbage-trip-capa.jpg
Os três surfistas percorrem as praias do mundo surfando e recolhendo o lixo/Fotos: Divulgação

No verão de 2007, os irmãos Ryan e Bryson Robertson e o amigo Hugh Patterson embarcaram no maior sonho da vida de qualquer surfista. Eles dariam a volta ao mundo em um veleiro, descobrindo as ondas mais perfeitas e as praias mais paradisíacas enquanto mostravam como o lixo marinho havia invadido esses paraísos ameaçados pelo homem. Assim surgiu o projeto Ocean Gybe.

garbage-trip-1.jpg
Um veleiro é a embarcação que os leva ao redor do mundo.

A expedição saiu de La Paz, no México, e só deve terminar em 2010. Eles já passaram por lugares como o Taiti, Nova Zelândia, Indonésia, África do Sul, Madagascar e Brasil, e ainda devem aportar nas Antilhas Francesas, Bahamas e Panamá até chegarem a Vancouver, ponto final da viagem.

Até lá, os três aventureiros pretendem servir de inspiração e alerta para os impactos que nossas ações diárias acabam tendo em diversas partes do mundo.

“De costa a costa, uma coisa permanece igual: plástico. Uma presença abundante que não conhece fronteiras, uma substância persistente cuja vida útil ainda é desconhecida. O mais perturbador é saber que todas as peças de plástico já fabricada pelo homem ainda existem. Esse volume crescente nos nossos oceanos é assustador”, dizem.

garbage-trip-13.jpg
Hugh, Bryson e Ryan - os três aventureiros.

Para desvendar essa realidade, os três largaram seus empregos em Vancouver, no Canadá, e embarcaram na missão de espalhar por todo o mundo a realidade e os ideais de conservação dos oceanos.

Quanto mais longe e remota se torna a viagem, mais espantados os viajantes ficam com a quantidade de lixo presente em praias inabitadas – resultado da poluição humana nos grandes centros urbanos e das correntes marinhas que espalham esse lixo por todo o globo.

“Uma coisa é ter um grande problema que todos conhecem. E outra coisa completamente diferente é ter um enorme problema que ninguém sabe nada a respeito”, disse Ryan durante o trailler do filme do trio: Our Plastic Ocean (Nosso Oceano de Plástico, em português), que está em fase de produção e deverá ser lançado em breve.

Mar de lixo

garbage-trip-12.jpg
Trabalho é o que não falta nas praias por onde o trio passa.

Tanto alerta não é para menos. Segundo a organização Greenpeace, todos os anos cerca de 100 milhões de toneladas de plástico são produzidas em todo o mundo. Desse volume, 10% terminam nos mares. 20% desse lixo saem das plataformas e navios espalhados pelos oceanos, e o resto vem de terra firme.

A durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração, fatores que contribuem para o plástico ser um dos materiais mais utilizados pelo homem, são os mesmos que o tornam uma ameaça para a natureza.

garbage-trip-14.jpg
Eles encontram todo o tipo de lixo nas praias ao redor do mundo.

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão. Ela vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.

O problema se agrava ainda mais com o fato de os pedaços pequenos de plástico serem confundidos com alimentos pelos animais marinhos. Diversas espécies já foram encontradas mortas com tampinhas e outros pequenos objetos no estômago.

O lado positivo

garbage-trip-10.jpg
Os surfistas ainda fazer palestras e incentivam os moradores locais a preservarem o meio ambiente.

Mas não são só problemas que eles encontram pelo caminho. Além de poderem surfar nas praias mais bonitas do mundo, eles contam que descobrem diversas iniciativas que prezam pela conservação das praias a cada parada. Sejam outros surfistas, moradores das pequenas vilas, organizações ou simplesmente pessoas que amam o mar, sempre tem alguém fazendo algo para protegê-lo.

“Toda alma humana anseia por aventuras e por fazer alguma diferença no mundo. Por que não tentar fazer tudo isso junto? Na pior das hipóteses, nós teremos feito uma aventura fantástica, conscientizado as pessoas sobre o estado dos oceanos e educado os jovens sobre a responsabilidade que a sua geração tem com o meio ambiente como um resultado direto da apatia da nossa geração”, concluem.

Confira o trailer do filme (em inglês):

- Assista esse vídeo também no EcodTv -

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital