Editorias / Turismo Sustentável
HOME | Notícias | Vaticano instala 2.400 painéis fotovoltaicos em um dos seus prédios

Turismo Sustentável

09 de Dezembro de 2008

 

Vaticano instala 2.400 painéis fotovoltaicos em um dos seus prédios

vaticano1.jpg
O telhado do Salão Nervi é o espaço escolhido para a instalação dos painéis/Fotos: Inhabitat

“E então fez-se a luz” e ela foi gerada com energia do sol. Isso graças aos 2.400 painéis fotovoltaicos recentemente instalados pelo Vaticano no Salão Nervi, que produzirão 300 megawatts de energia por hora, deixando de emitir 225 toneladas de dióxido de carbono e 80 toneladas de óleo todos os anos na capital católica.

vaticansolar-ed4.jpg

Os cinco mil metros quadrados de painéis foram instalados no telhado maciço do prédio, de onde ocorrem audiências e apresentações. Dessa forma, a eletricidade necessária para iluminar, aquecer e resfriar o local e os prédios ao redor será fornecida pelos painéis.

O sistema entrou em operação no dia 26 de novembro, após semanas de testes. Logo depois da sua inauguração, o Papa Bento XVI anunciou o que ele chamou de “primeira audiência ecológica do Vaticano”.

Toda a estrutura está avaliada em 1,2 milhões de euros e foi projetada e fornecida pelas companhias alemãs SolarWorld e SMA Solar Technology.

vaticansolar-ed5.jpg

Projetos

E os planos sustentáveis do Vaticano não param por aí. O governador da cidade, o cardeal Giovanni Lajolo, disse que está pensando em um projeto muito mais ambicioso em um grande terreno que a Igreja possui ao norte de Roma e que é usado como centro de transmissão para a rádio do Vaticano.

vaticansolar-ed2.jpg

Segundo o cardeal, os planos são de instalar um sistema de energia solar com 300 hectares. Essa e outras medidas devem levar o Vaticano a produzir 20% de suas necessidades energéticas a partir de fontes renováveis até 2020. 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital