Editorias / Voluntariado
HOME | Notícias | Voluntários pela coleta seletiva e reciclagem

Voluntariado

21 de Maio de 2009

 

Voluntários pela coleta seletiva e reciclagem

Voluntários pela coleta seletiva e reciclagem

Nem tudo que utilizamos precisa ser jogado fora: reduzir, reutilizar e reciclar são princípios básicos para repensarmos nossos hábitos de consumo e produção de lixo. Materiais como vidro, metal, papel e plástico podem sem separados e encaminhados a empresas que transformaram estes resíduos em novos produtos. O trabalho voluntário é muito importante para motivar essas práticas no maior número de pessoas, melhorar a qualidade de vida e incentivar o respeito aos recursos naturais.

A coleta seletiva pode fazer parte do cotidiano, trazendo benefícios como a diminuição da produção de lixo e desperdício, economia de energia e matéria-prima, menor poluição do ar, da água, do solo, redução do desmatamento, maior limpeza da cidade e geração de renda.

Como contribuir

O voluntário pode contribuir para uma comunidade mais sustentável apenas com algumas ações, por exemplo:

• Formar um grupo de voluntários e descobrir se no bairro já existe algum programa de coleta seletiva ou catadores de lixo reciclável.
• Aprender a separar o lixo. Tudo o que for separado para reciclagem deve estar limpo, sem restos de produtos, rótulos e etiquetas. Veja a lista de materiais que podem ser reciclados.
• Arrumar um lugar para guardar o material reciclável. Separar os materiais diferentes em recipientes diferentes, como uma caixa de papelão ou um saco plástico.
• Para facilitar, as latas de alumínio podem ser amassadas, os papéis dobrados, as garrafas lavadas e as caixas desmontadas.
• Elaborar uma campanha e organizar a coleta seletiva na sua casa, no seu bairro, na sua escola. Imagine quantas árvores podem ser salvas só com o papel que for reutilizado ou reciclado.
• Outra opção de reciclagem é criar objetos como brinquedos, esculturas, móveis com plástico, metais, etc.

Voluntários pela coleta seletiva e reciclagem

Fique atento!

Pensando em rever os hábitos de consumo, fique atento há alguns dicas e “R`s” que podem ajudar no dia a dia:

Reduzir - Repense seus atos e atitudes de consumo. Reduza a produção do lixo.
Reutilizar - Nem tudo precisa ser jogado fora; as coisas podem ganhar um novo uso.
Reciclar - Faça do produto velho um produto novo. É só separar e encaminhar.
Recusar - Evite usar produtos não-recicláveis.

Não esqueça: Lâmpadas frias, pilhas e baterias de telefone celular não devem ser jogadas no lixo comum. Veja onde há na sua cidade um posto de coleta, informe e incentive as pessoas sobre a sua utilização e importância.

Tabela de recicláveis e não-recicláveis

Um bom exemplo!

Em Desterro do Melo, Minas Gerais, a Escola Municipal Professora Tita Tafuri desenvolveu o projeto intitulado Caro Cidadão, Troque o seu Lixo por Pão . Por meio deste projeto foi implantada a coleta seletiva nesta escola, e disseminada a ideia na comunidade local.

O projeto funcionou da seguinte maneira: os alunos iam até as residências levando panfletos e esclarecendo a importância do projeto para a comunidade. Em seguida, as pessoas que levassem o seu lixo ao posto de coleta receberiam, em troca, um vale-pão. O lixo coletado era encaminhado para postos de reciclagem, onde era vendido; com o dinheiro apurado, o pão é pago.

O projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal e uma padaria local. Hoje a cidade está mais limpa, e as pessoas, mais conscientes. Este projeto obteve o reconhecimento da Câmara Municipal, que valorizou o trabalho da escola.

selo_dicasSelo Escola Solidária


Voluntariado: Oito Jeitos de Mudar o Mundo

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital