Editorias / Voluntariado
HOME | Notícias | Voluntários sem sair de casa

Voluntariado

01 de Abril de 2009

 

Voluntários sem sair de casa

Ajuda via internet
A ação solidária pode ser feita sem sair de casa / Foto:Dalbera

A rotina corrida e as preocupações cotidianas acabam sendo um empecilho na hora de ajudar. É por isso que uma nova modalidade de voluntariado ganha cada vez mais espaço no Brasil. São os Voluntários Online. Adequando a contribuição das pessoas interessadas em ajudar às ações sociais, a prática tem a internet como principal ferramenta de mobilização.

A iniciativa, que surgiu nos Estados Unidos e ganhou logo adeptos no Canadá e na Europa, propõe o casamento solidário entre disponibilidade, área de interesse e ações sociais. Os voluntários online ou voluntários sem sair de casa têm atividades oportunizadas por diferentes organizações que cabem perfeitamente no seu dia a dia e podem apoiar os Objetivos do Milênio, além de buscar um mundo mais sustentável.

Ajuda a um clique

O Portal Voluntários Online traz para brasileiros interessados vagas em diferentes setores e cidades, para ações que vão de tradutores, jornalistas, designers, blogueiros, mobilizadores até nutricionistas virtuais.

Fernanda Sá foi a idealizadora do projeto e conseguiu unir aos recursos tecnológicos modernos à ajuda humanitária. Ela afirma que “no online as barreiras de distância e horário são rompidas e o voluntário trabalha em casa ou em seu ambiente de trabalho no momento que puder”.

Desenvolvido através do Instituto Voluntários em Ação, de Santa Catarina, o portal propõe as pessoas a ajuda a um clique e parece incentivar positivamente a adesão de novos interessados, construindo uma nova cadeia de solidariedade e compromisso com a sociedade. Segundo Fernanda, as pessoas estão muito otimistas e a iniciativa permite uma efetiva contribuição de diferentes idades. “De acordo com nossos dados, 40% dos cadastrados são de voluntários de primeira viagem. A média é de pessoas entre 16 e 40 anos e 76% têm o ensino superior completo”, contou Sá.

À frente de organizações tradicionais no Brasil, como Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP) e Faça Parte, Maria Lucia Meirelles vê como bons olhos a iniciativa e se diz entusiasmada com as novas oportunidades que surgem para o voluntariado no país.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital