Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2011 | Abril | EcoD Básico: Agroecologia

Vida e Saúde

27 de Abril de 2011

Leia Também
 

EcoD Básico: Agroecologia

capa.jpg
A ciência busca unir conhecimentos científicos e humanos para obter uma agricultura plenamente sustentável / Foto: David Bradbeer

Agroecologia é uma ciência ou campo de conhecimentos de natureza multidisciplinar, cujos ensinamentos buscam contribuir com a construção de estilos de agricultura de base ecológica e com a elaboração de estratégias de desenvolvimento rural, tendo-se como referência os ideais da sustentabilidade numa perspectiva multidimensional. Ela é, portanto, uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

A agroecologia não deve ser considerada algo isolado, e sim uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e rurais.

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade vegetal, mineral e animal, onde existem infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta. Ela ainda engloba modernas ramificações e especializações, como agricultura biodinâmica, ecológica, natural, orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, entre outros.

Segundo a pesquisadora Ivani Guterres, a abordagem agroecológica propõe mudanças profundas nos sistemas e nas formas de produção. “Na base dessa mudança está a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas – uma produção com e não contra a natureza. Propõe, portanto, novas formas de apropriação dos recursos naturais que devem se materializar em estratégias e tecnologias condizentes com a filosofia-base", diz.

A agroecologia pode ser vista, portanto, como uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.

img02.jpg
Algumas das metas da agroecologia / Imagem: UFV

União das ciências naturais e sociais

Uma das maiores inovações trazida pelos estudos agroecológicos é a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais. Tal junção permite o entendimento acerca da agroecologia como ciência, como movimento e como prática dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem-natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética.

Por isso o resgate de saberes de comunidades indígenas e camponesas tradicionais é essencial e está atrelado à formulação de saberes acadêmico-científicos, buscando a cooperação e a unidade desses diferentes conhecimento na construção da agroecologia.

Para a agrônoma Ana Primavesi, esse laço entre o saber tradicional e popular é essencial nesse campo. "Sempre que os manejos agrícolas são realizados conforme as características locais do ambiente, alterando-as o mínimo possível, o potencial natural dos solos é aproveitado. Por essa razão, a agroecologia depende muito da sabedoria de cada agricultor desenvolvida a partir de suas experiências e observações locais."

Todos esses fatores tem feito com que a agroecologia se tornasse peça chave na agricultura e no desenvolvimento sustentável. Tanto que o campo já ganhou apoio de organizações como a ONU, que apresentou um documento em março de 2011 onde afirma que a agroecologia é subestimada por muitos governos.

O relatório, intitulado Agroecology and the right to food, apresenta os resultados dos últimos cinco anos de pesquisa na área de práticas agroecológicas e defende o aumento da utilização da técnica, que tem tido êxito em diversos locais do mundo.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital