Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2011 | Abril | Projeto brasileiro está entre vencedores do concurso Ashoka de "Moradia ideal"

Arquitetura e Construção

14 de Abril de 2011

Leia Também
 

Projeto brasileiro está entre vencedores do concurso Ashoka de "Moradia ideal"

moradia-ideal
O consurso selecionou soluções para a habitação sustentável/Foto: Divulgação

O projeto brasileiro de arquitetura sustentável da organização Verdever foi um dos finalistas do concurso global e colaborativo Moradia Ideal: colaboração para cidades mais inclusivas e sustentáveis, organizado pelo Changemakers da Ashoka, com apoio da Fundação Rockefeller.

O Lixo Zero, Arquitetura Sustentável, Energia Renovável é um sistema de construção que utiliza resíduo orgânico para a produção de materiais de construção e óleo à base de mamona, como cimento. Sérgio Prado, um dos responsáveis pelo projeto, explica que o sistema utiliza uma espécie de usina que moe, tritura, seca, esteriliza e compacta o resíduo.

De acordo com Prado, a "Usina Livre" (nome dado ao sistema de produção) pode ser aplicada em todos os países do mundo, já que utiliza como matéria-prima um produto presente em todas as cidades. "É uma ideia local de abrangência global", complementa.

A alternativa foi um dos 289 projetos de habitação sustentável e energia eficiente inscritas no concurso, que passou por fases de análise acadêmica e escolha do público. O objetivo da seleção foi encontrar soluções que também proporcionassem cidades mais inteligentes e oportunidades econômicas para os mais pobres.

vencedores
Os vencedores serão apresentados em um evento em Washington (EUA)/Foto: Divulgação

Os outros dois vencedores são:

  • Habitat para la Humanidad Argentina (da Argentina), que reforma edifícios abandonados e os aluga com taxas de mercado. O valor economizado ainda é guardado como poupança e a família pode retirar o dinheiro quando sair do Programa de Aluguel Assistido.
  • O Green Development Zone (dos Estados Unidos) é um projeto que concentra investimentos para habitação com energias geotérmica e solar a preços acessíveis. A organização também incentiva a criação de empregos verdes e agricultura urbana.

Os três vencedores do concurso Changemakers receberão 10 mil dólares e serão apresentados e analisados em um evento no National Building Museum, em Washington, nos Estados Unidos.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital