Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2011 | Abril | TEDx Amazônia Zé Cláudio Ribeiro: A luta para salvar a floresta

Biodiversidade

27 de Abril de 2011

 

TEDx Amazônia Zé Cláudio Ribeiro: A luta para salvar a floresta

capa.jpg

Zé Cláudio Ribeiro é castanheiro e vive na região de Marabá, no Pará, produzindo castanhas de maneira sustentável e resistindo ao boom da construção na Amazônia, e à pressão de derrubar as árvores.

Em uma palestra emocionada durante o TEDx Amazônia, ele contou como é constantemente ameaçado por madeireiros e carvoeiros devido às denuncias que faz. Foi por conta da ação desses grupos que a cobertura de floresta nativa local passou de 85% em 1997 para pouco mais de 20% nos dias de hoje.

"É um desastre pra quem vive do extrativismo como eu, que sou castanheiro desde os sete anos de idade, que vivo da floresta e defendo ela de todo o jeito". Apesar do medo e das ameaças, o castanheiro garante que vai continuar denunciando e lutando pela floresta.

Emocionado, ele lembra que a vida da mata é essencial não apenas para ele, mas também para todos que vivem nos centros urbanos. Em sua propriedade, Zé Cláudio faz óleo de castanha, sorvete, biscoito e outros alimentos a partir do bagaço, artesanato com palha de cipó e com madeira que encontra caída na mata - tudo sem desmatar ou danificar a vegetação original.

Para tentar salvar seu lar, o castanheiro faz um apelo: "quando vocês forem comprar alguma coisa que seja derivado de madeira, procure a origem. Só assim nós vamos conseguir frear uma coisa que a gente não consegue lá no mato. Se você começar a dizer 'não' para as madeiras duvidosas, que não tem procedência, o mercado vai começar a enfraquecer, eles vão ver que não tá dando mais resultado, aí ou eles se enquadram dentro da lei ou fecham as portas. Mas enquanto existir gente que compre madeira ilegal vindo da floresta, isso vai continuar".

Por fim, Zé Cláudio sugere que repensemos os rumos que estamos tomando e qual o futuro que queremos para o planeta e para os nossos filhos. “A floresta é duas vezes mais sustentável em pé do que derribada, porque quando você derriba você só tem uma vez, mas quando você deixa em pé você tem ela pra sempre”.

Assista à palestra na íntegra:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital