Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2011 | Abril | Tire suas dúvidas sobre o uso do bambu na construção

Arquitetura e Construção

12 de Abril de 2011

Leia Também
 

Tire suas dúvidas sobre o uso do bambu na construção

ponte-bambu
Ponte erguida na Indonésia/Foto: wahidhasyim

O uso do bambu na construção civil não surgiu com a "onda da sustentabilidade". Em países asiáticos e americanos, como China, Equador e Colômbia, a técnica já é bem desenvolvida e utilizada até para pontes e edifícios de pequeno porte.

Mas no Brasil a história não é bem assim. O arquiteto Edoardo Aranha considera que "para ser viável em larga escala, é necessário primeiro difundir a cultura e tirar esse preconceito com que os brasileiros tratam a planta, e depois criar um material didático para difundir as técnicas de utilização e treinar a mão-de-obra".

Para tornar o conhecimento sobre a técnica do bambu mais acessível, o EcoD mostras algumas respostas para perguntas essenciais:

  • Quais os usos do bambu?

Por ser uma planta flexível e durável, a variedade de usos do bambu impressiona. Ela pode ser utilizada em áreas externas para sombreamento, quebra vento, proteção contra a erosão e drenagem. Em áreas internas ela geralmente é usada na decoração, seja com revestimento de paredes ou artesanatos. Mas o bambu também pode servir como estruturas para pilares, vigas e telhados. Entretanto, para isso, é preciso que antes passe por um tratamento específico que o esterilize contra pragas, confira durabilidade e fácil manutenção.

construcao-bambu
O bambu também pode ser utilizado como vigas para a estrutura da casa/Foto: zuarq

  • Como é realizado esse tratamento?

O tratamento, realizado por especialistas, consiste em mergulhar as toras em uma mistura de CCB (cromo, cobre e boro) por quatro a cinco dias, como ensina o professor da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, Antônio Beraldo. O acadêmico não aconselha uma construção desse tipo sem ajuda profissional: "Como todo material, o bambu tem um ponto frágil, que deve ser observado com cuidado" - a ligação. Algumas das alternativas são realizadas são amarrações e o preenchimento da área oca da planta.

  • Onde fazer um curso de construção com bambu?

A universidade PUC-Rio e o instituto Ibiosfera, localizado em São Paulo, são algumas das organizações que realizam cursos para a construção segura com bambu. De acordo com o arquiteto Edoardo Aranha, responsável pelas aulas do instituto, como o bambu possui amplo aproveitamento e "casa muito bem com diversos materiais", é possível fazer construções de até sete pisos.

decoracao-bambu
O bambu também é usado em revestimentos, como neste projeto do arquiteto Fábio Galeazzo/Foto: Divulgação

  • Quais os benefícios da técnica com bambu?

Segundo o arquiteto, "cada tonelada de cimento fabricada emite 650 quilos de monóxido de carbono (CO) na atmosfera. Com o uso do bambu essa poluição não existiria". Se utilizada em larga escala, a alternativa também baratearia a construção de habitações. Como o bambu é uma planta de fácil cultivo e pouca idade de maturação, cerca de nove anos, a plantação para construção civil é considerada viável para os especialistas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital