Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Posts | 2011 | Agosto | Agricultura familiar pode sobressair-se em relação à produção tradicional

Empresa Sustentável

16 de Agosto de 2011

 

Agricultura familiar pode sobressair-se em relação à produção tradicional

agricultura familiar
Não há possibilidade de competir com commodities e com produtos genéricos/Foto: khawkins04

“A agricultura familiar tem possibilidade de brigar no mercado em que o consumidor reconhece algum atributo especial”. Esta afirmação foi feita por Hernando Riveros, especialista em agronegócios e agricultura rural do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura Familiar, à Agência Brasil.

Riveros assegurou que este tipo de negócio deve investir em nichos de mercado e agregar valor à produção tradicional. Porém, ele salientou que a agricultura familiar “não tem como competir com as commodities e com produtos genéricos”.

“Deveríamos tratar de inserir cada vez mais e incorporar processos de seleção, classificação e de embalo porque a agregação de valor vai transformar os produtos e a pequena agroindústria, até porque o mercado paga mais por produtos frescos. Hoje, se paga mais pela fruta fresca do que pelo suco”, destacou o especialista ao comentar que esta prática deve investir em processos que possam agregar valores aos seus produtos, como um selo de boas práticas agrícolas.

O instituto mapeia e apóia atividades ligadas à agricultura famílias em vários países. A organização identificou atividades no âmbito do Ministério da Agricultura, de implementação de selo de qualidade e de denominação de origem, na Argentina.

“Esse é o desenvolvimento mais interessante que identificamos até agora. Vamos mapear essas atividades em países como o Brasil, em que temos visto possibilidade de tratar desses temas”, completou o especialista.
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital