Editorias / Educação
HOME | Posts | 2011 | Agosto | Programa Jovem de Futuro consegue avanços em escolas públicas

Educação

08 de Agosto de 2011

Leia Também
 

Programa Jovem de Futuro consegue avanços em escolas públicas

 jovem de futuro tem foco nas disciplinas l�gua portuguesa e matem�ica
Alunos das escolas atendidas tiveram um avanço significativo comparado ao dos estudantes das escolas não beneficiadas/Foto: Divulgação

O Projeto Jovem de Futuro, implantado pelo Instituto Unibanco em escolas públicas de Ensino Médio, completou em 2010 seu primeiro ciclo de três anos em Porto Alegre e Belo Horizonte. Os resultados da avaliação de impacto mostraram que os alunos das escolas atendidas tiveram um avanço significativo comparado ao dos estudantes das escolas não beneficiadas.

O progresso dos alunos foi observado tanto em língua portuguesa quanto em matemática - disciplinas-alvo do Jovem de Futuro. De acordo com avaliação feita em relação a iniciativa, os estudantes atendidos pelo projeto levariam, no mínimo, mais três anos de estudo para atingir a proficiência alcançada se não fossem beneficiados pela ação.

Porto Alegre - 23 anos em 1

As escolas de Porto Alegre atingiram a meta do projeto nas duas disciplinas – aumentar em 25 pontos a média de desempenho da terceira série em 2010, em relação à mesma série em 2008. O progresso que as escolas da capital gaúcha obtiveram em português só poderia ser alcançado pelas escolas não atendidas em 3,7 anos. Esse mesmo grupo levaria 23 anos para atingir a meta em matemática.

Belo Horizonte – progresso em dobro

Em Belo Horizonte, as escolas onde o projeto não foi aplicado levariam 3,7 anos para atingir a meta de português e 6,3 anos para atingir a de matemática. Ainda na capital mineira, a velocidade média do progresso das escolas beneficiadas pelo Jovem de Futuro foi duas vezes maior que o das não atendidas e que constituíam o grupo de controle.

Em Porto Alegre, 16 escolas superaram a meta em português e 12 em matemática. Já em Belo Horizonte, nove superaram a meta em português e o mesmo número em matemática. Nesse período, foram beneficiadas 22 escolas em Porto Alegre e outras 20 em Belo Horizonte.

O que é o Jovem de Futuro

O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados, desenvolvido em conjunto com governos estaduais, visando à melhoria do desempenho escolar dos alunos e a redução dos índices de evasão. As escolas atendidas recebem apoio técnico e financeiro, equivalente a R$ 100/ano/aluno, para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos.

As escolas têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos alunos, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivo a alunos, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações. Em contrapartida, as instituições se comprometem a melhorar as médias da escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em português e matemática, além de diminuir em 40% seus índices de evasão.

"O Jovem de Futuro vem provar que existe um espaço transformador em cada escola pública e que qualquer uma que deseje melhorar seus resultados e dispuser dos instrumentos técnicos e financeiros adequados, é capaz de dar uma grande virada”, destacou Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco.

Na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o Instituto Unibanco promove o seminário Avaliação de Impacto do Projeto Jovem de Futuro para apresentar os resultados do primeiro ciclo de implantação do projeto, que corresponde a três anos completos do Ensino Médio. A exposição caberá ao economista e subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, responsável pela avaliação.

O seminário, que será realizado em São Paulo, é direcionado a gestores públicos e escolares, professores da rede pública, especialistas, pesquisadores, profissionais de universidades, membros de institutos, fundações e ONGs.

As inscrições gratuitas podem ser feitas através do e-mail: [email protected]

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital