Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2011 | Agosto | Vídeo da NASA revela o primeiro mapa completo dos fluxos de gelo da Antártida

Ciência e Tecnologia

19 de Agosto de 2011

 

Vídeo da NASA revela o primeiro mapa completo dos fluxos de gelo da Antártida

capa.jpg 

A Agência Espacial Americana (NASA) revelou nesta quinta-feira, 18 de agosto, um vídeo que mostra o mapa completo do fluxo de gelo na região da Antártida. É a primeira vez que um documento mostrar a velocidade e direção do gelo, que segue do centro para a costa do continente.

De acordo com a agência, o mapa não apenas é fascinante visualmente, como também é extremamente importante para o monitoramento dos níveis do mar e das conseqüências das mudanças climáticas na região.

“É como ver o mapa de todas as correntes marítimas pela primeira vez. É uma mudança de jogo para glaciologia”, diz Eric Rignot, da NASA. “Estamos vendo fluxos surpreendentes do coração do continente que nunca haviam sido descritos antes", afirma.

Para criar o mapa os especialistas combinaram bilhões de dados de satélites de agências espaciais do Canadá, Japão e Europa, eliminaram a cobertura das nuvens e o brilho solar, deixando apenas as geleiras. Depois, eles uniram todas as informações em uma animação, que você pode assistir logo abaixo:

Entre as descobertas feitas graças ao trabalho está uma cordilheira que corta mais de 3 mil quilômetros quadrados do terreno, de leste a oeste. Os cientistas também descobriram formações ainda sem nome que se deslocam por mais de dois metros anualmente pelas imensas planícies inclinadas em direção ao Oceano Antártico, só que de uma maneira diferente de outros modelos de migração de gelo.

“O mapa aponta uma coisa fundamentalmente nova: que o gelo desliza pelo solo onde repousa”, informa Thomas Wagner, cientista da NASA. “Esse conhecimento é crítico para prevermos o aumento do nível do mar no futuro. Significa que se perdemos gelo na costa pelo aquecimento os oceanos, nós abriremos uma torneira para uma grande quantidade de gelo no interior [do continente]”, alerta.

O gelo da Antártida tem papel fundamental na manutenção dos níveis dos oceanos. Outro estudo da NASA, divulgado no início de 2011, aponta que tanto o gelo da Groelândia quanto da Antártida está derretendo mais rápido que o estimado.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital