Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2011 | Dezembro | Cidades brasileiras melhoram posição no ranking de qualidade de vida 2011

Cidades Sustentáveis

30 de Novembro de 2011

 

Cidades brasileiras melhoram posição no ranking de qualidade de vida 2011

brasilia.jpg
Dentre as cidades brasileiras, Brasília foi a que melhor se classificou no ranking /Foto:Victor

Pesquisa Mercer sobre “Qualidade de Vida 2011” divulgou na terça-feira, 29 de novembro, o ranking das cidades com o melhor padrão de vida do mundo. O estudo classificou 221 centros urbanos a partir de critérios como qualidade de vida, transporte, clima, segurança e preços. A maioria dos dados foi coletada entre setembro e novembro deste ano.

As cidades brasileiras que aparecem no ranking são Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo os dados, todas elas melhoraram de posição. Brasília, que no ano passado ocupava a 104ª colocação, hoje está na 101ª. O Rio de Janeiro subiu duas posições, de 116ª foi para 114ª; e São Paulo melhorou uma posição e está em 116ª.

A cidade de Viena, capital da Áustria, foi considerada a de melhor padrão de vida do mundo. Zurique (Suiça) e Auckland (Nova Zelândia) ocupam os segundo e terceiro lugar respectivamente. Munique (Alemanha) está em quarto lugar e Düsseldorf (Alemanha) e Vancouver (Canadá) juntas na quinta posição. Frankfurt (Alemanha) ficou em sétimo seguida por Genebra (Suíça), Copenhague (Suécia) e Berna (Suíça) compartilham a nona posição.

Globalmente, as cidades com o menor índice de qualidade de vida são Khartoum (217ª), no Sudão, Porto Príncipe (218ª), no Haiti, N’Djamena (219ª), no Chade e Bangui (220ª), na República Centro-Africana. Bagdá (221ª), no Iraque, está em último lugar na tabela da Mercer.

Segundo o pesquisadores Slagin Parakatil, “as cidades que ocupam as melhores posições em segurança pessoal estão localizadas em países politicamente estáveis com boas relações internacionais e crescimento econômico relativamente sustentável. A maioria das cidades com baixa classificação está em países com instabilidade civil, altos índices de criminalidade e baixo cumprimento de leis”.

viena.jpg
Viena, na Áustria foi considerada a melhor cidade do mundo em qualidade de vida/Foto:guille78 

Ranking nível de segurança

Esse ano, a consultoria organizou um novo ranking, que utilizou critérios para analisar o nível de segurança como:

  • Análise de estabilidade interna
  • Criminalidade
  • Eficácia no cumprimento de leis
  • As relações internacionais do país de destino

Nessa classificação, Brasília ocupa 131ª posição, enquanto Rio e São Paulo estão nas posições 172ª e 178ª, respectivamente.

Luxemburgo ocupa a primeira posição no ranking de segurança pessoal, seguido por Berna, Helsinki e Zurique, todas na segunda posição. Viena ficou em quinto, enquanto Genebra e Estocolmo ocupam juntas a sexta posição. Bagdá (221ª posição) é a cidade que oferece o menor grau de segurança.

As cidades canadenses dominam o ranking na região das Américas. Vancouver (5ª) possui o melhor índice de qualidade de vida, seguida por Ottawa (14ª), Toronto (15ª) e Montreal (22ª). Já as cidades que ocupam as posições mais altas do ranking nos EUA, são Honolulu (29ª) e São Francisco (30ª).

Na América Central e na América do Sul, Pointe-à-Pitre (63ª), em Guadalupe, ocupa a melhor colocação, seguida por San Juan (72ª), Porto Rico, e Montevidéu (77ª), no Uruguai. Porto Príncipe (218ª), no Haiti, é a cidade que ocupa a posição mais baixa da região.

Para Parakatil, “a disparidade nos padrões de vida entre a América do Norte e a América do Sul ainda é considerável. Ainda que uma série de países na América do Sul e na América Central tenha vivenciado mudanças positivas. Os problemas políticos e de segurança são dois elementos que predominam na região. O tráfico de drogas, os cartéis de traficantes e os altos índices de criminalidade nas ruas, aliados a desastres naturais, continuam a prejudicar a qualidade de vida da região.”

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital