Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2011 | Dezembro | Convênio viabiliza sistema de energia solar em Fernando de Noronha

Cidades Sustentáveis

28 de Dezembro de 2011

Leia Também
 

Convênio viabiliza sistema de energia solar em Fernando de Noronha

 fernando-noronha.jpg
O sistema de energia solar irá gerar cerca de 6% do consumo de energia na ilha /Foto: Fred Schink

O grupo Neonergia formalizou na segunda-feira, 26 de dezembro, por meio de assinatura de convênio com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, a instalação do sistema de energia solar na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Segundo a empresa, o investimento será de R$ 5 milhões e as placas fotovoltaicas terão a capacidade de gerar 400kWp (kilowatt-pico), com expectativa de 600 MWh de geração anual, cerca de 6% do consumo da ilha.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que integra projetos em prol de uma ilha mais sustentável, ficará responsável pela implantação dos painéis solares à rede elétrica de Noronha. "Em hipótese nenhuma você pode abrir mão da termelétrica", observou o presidente do grupo Marcelo Corrêa, ao portal G1. Atualmente, a demanda por energia de Fernando de Noronha é atendida pela usina termelétrica de Tubarão.

Segundo a empresa, a complementação da matriz energética com a fonte solar e com a implementação de um programa de eficientização do uso da energia culminará na redução de cerca de 350 mil litros de diesel por ano, que hoje são queimados na termelétrica que abastece a ilha. Sem a compra desse volume de combustível, a economia anual será de R$ 1 milhão.

A previsão de conclusão das instalações das placas fotovoltaicas e do programa de eficientização é de até final de 2012. Os painéis serão instalados em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados pertencente à Aeronáutica, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN), unidade subordinada ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III).

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital