Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2011 | Dezembro | MMA aprova novas propostas para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

02 de Dezembro de 2011

Leia Também
 

MMA aprova novas propostas para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

residuos-solidos.jpg
O plano prevê o fim dos lixões para a instalação de aterros controlados/Foto:Alex Steiner 

Novas propostas para a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram aprovadas na quarta-feira, 30 de novembro, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em audiência pública nacional, realizada em Brasília.

A audiência pública serviu para analisar mais de 900 sugestões diretas e 400 feitas pela Internet. No total foram aceitas 168 emendas. Para o diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério, esta etapa é uma das mais importantes do plano. "É fundamental, pois contou com a participação dos vários setores envolvidos e o plano é para todos eles", afirmou.

A ideia do documento é estabelecer cenários, diretrizes, estratégias, e metas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê um conjunto de medidas que deve resultar no fim dos lixões, na implantação da coleta seletiva, incentivo ao consumo consciente e na valorização dos catadores.

Próximos passos

O passo seguinte será a análise do documento pelos conselhos nacionais de meio ambiente, cidades, saúde e política agrícola que poderão fornecer novas contribuições.

Por fim pretendem encaminhar a proposta, até meados de 2012, ao Palácio do Planalto. O texto final, que será transformado em decreto presidencial, prevê a realização de um novo e amplo diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no Brasil, como também traça metas e estabelece prazos para o cumprimento de etapas que resultarão no fim dos lixões e na instalação de aterros controlados para destinação exclusiva de rejeitos.

Segundo o MMA, a implementação do plano vai gerar impactos em diversos setores da economia e no dia a dia das pessoas. Dados oficiais apontam que a coleta seletiva de materiais recicláveis no país não chega a 28% dos municípios brasileiros. Apenas 392 cidades contam com estruturas para reutilização e reciclagem, mesmo assim, parte delas necessita de melhoras. Para mudar esse quadro, o plano traz metas regionais até 2031 e propõe mecanismos de financiamento.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital