Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2011 | Dezembro | Pneus velhos são utilizados na construção de muros anti-ruídos para estradas

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

17 de Dezembro de 2011

Leia Também
 

Pneus velhos são utilizados na construção de muros anti-ruídos para estradas

pneus.jpg
A barreira de pneus possui uma melhor eficiência acústica
Foto:Fernando Oliveira

Pesquisadores espanhóis desenvolveram uma técnica de reprocessamento que permite construir barreiras anti-ruído para estradas usando pneus velhos.

Os muros que se localizam ao lado da estrada ou entre as pistas, costumam ser feitos de concreto e servem tanto para minimizar o ruído da estrada que chega às áreas residenciais, quanto para isolar as pistas.

O material poroso dos pneus velhos produz uma barreira acústica mais eficiente.

Os engenheiros desenvolveram uma técnica de confecção desses painéis utilizando o material dos pneus, com um gasto mínimo de energia. Eles podem ser montados como se fossem segmentos de um muro pré-moldado.

Barreira acústica eficiente

Depois de resolver os problemas estruturais, os pesquisadores verificaram que o material poroso dos pneus velhos produz uma barreira acústica mais eficiente. Além disso, as barreiras feitas com pneus reciclados são mais leves, minimizando os custos de engenharia durante a construção.

Embora o objetivo inicial seja a construção de proteções acústicas para rodovias, o material poderá ser usado em outras aplicações similares.

Mercado

O projeto intitulado de EKOPAN faz parte de um esforço de pesquisa e desenvolvimento, financiado pela União Europeia, para dar novas destinações aos pneus reciclados.

A ideia precisa apenas preencher a lacuna existente entre a demonstração de que os painéis de isolamento acústico funcionam e a sua chegada ao mercado.

Para que a solução possa chegar às estradas, os engenheiros do Instituto Tecnalia estão realizando testes de conversão dos pneus velhos em painéis acústicos em escala industrial.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital