Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Posts | 2011 | Dezembro | TED Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação

Empresa Sustentável

21 de Dezembro de 2011

 

TED Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação

capa.jpg

O escritor Simon Sinek tem um modelo simples e poderoso para uma liderança inspiradora. Para ele, as pessoas se convencem de algo pelo “porquê”, e não pelo “o que”. Seus exemplos incluem a Apple, Martin Luther King e os irmãos Wright, e mostram a estratégia para liderar “de dentro para fora”.

“Por que foi Martin Luther King que liderou o Movimento de Direitos Civis?”, questiona o palestrante. “Ele não era o único homem que sofreu em uma América pré-direitos civis, e certamente não era o único grande orador do dia. Por que ele?”, diz. Para Sinek há algo além do óbvio quando se trata de líderes e organizações inspiradoras.

De acordo com o escritor, existe um padrão que rege a forma como essas pessoas pensam, agem e se comunicam. “E isso é o oposto completo de todos os outros. O que eu fiz foi codificá-lo. É provavelmente a ideia mais simples do mundo. Eu a chamo de círculo dourado”, conta.

Tudo se baseia em três pontos: o porquê, o como e o quê. Segundo Sinek, a maioria dos líderes e organizações vende seus projetos, seja para consumidores, parceiros ou colaboradores, a partir do “o quê”.

“Cada organização no planeta sabe o que faz. Alguns sabem como fazem. Mas poucas, muito poucas pessoas ou organizações sabem o porquê fazem o que fazem. E por ‘por que’ não quero dizer ‘fazer lucros’. Isso é um resultado. Por ‘por que’ eu quero dizer: qual seu propósito? Qual é a causa? Qual é a sua crença? Por que sua organização existe? Por que você sai da cama pela manhã? E por que alguém deveria se importar?” - Simon Sinek

Assim, ele explica que a forma como pensamos, agimos e nos comunicamos é de fora para dentro, ou seja, partimos da coisa mais clara para a mais densa. Porém, os líderes e organizações inspiradoras, independente de seu tamanho ou área de atuação, pensam, agem e comunicam de dentro para fora, diz.

Sinek ainda explica que isso é uma reação biológica, baseada em áreas do cérebro que ditam comportamentos analíticos ou sentimentais. Com isso, quando nos comunicamos de fora para dentro, as pessoas podem entender enormes quantidades de informação complicada, como características, benefícios, fatos e números. Mas isso não influencia o comportamento. Porém, quando nos comunicamos de dentro para fora, falamos diretamente para a parte do cérebro que controla o comportamento, e então permitimos que as pessoas racionalizem com as coisas tangíveis que dizemos e fazemos.

“Há líderes e aqueles que lideram. Os líderes têm uma posição de poder ou autoridade. Mas aqueles que lideram nos inspiram. Sejam eles indivíduos ou organizações, nós seguimos aqueles que lideram, não porque temos de seguir, mas porque queremos seguir. Não é por eles, mas por nós mesmos. E esses que começam com ‘por que’ possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram”, conclui.

Assista à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital