Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2011 | Janeiro | Desafio Changemaker busca propostas para moradia ideal

Arquitetura e Construção

17 de Janeiro de 2011

 

Desafio Changemaker busca propostas para moradia ideal

capa.gif

Até 2050, mais de três quartos da população mundial estará vivendo em cidades, o que aumentará a pressão nos grandes centros urbanos em todos os sentidos. Para encorajar soluções e inovações que integrem e desenvolvam moradias urbanas ideais, sustentáveis, inclusivas e acessíveis, a Changemakers da Ashoka, com apoio da Fundação Rockefeller, lançou o desafio Moradia ideal: colaboração para cidades mais inclusivas e sustentáveis.

O objetivo do concurso é mobilizar recursos da comunidade e a engenhosidade de designers, planejadores, ambientalistas, construtores, banqueiros, engenheiros e líderes da sociedade civil e governo para que gerem produtos, políticas e estratégias inovadoras que não apenas cumpram com a missão principal do projeto, como também respeitem o meio ambiente, culturas e práticas locais.

Serão esses "solucionadores de problemas" com espírito empreendedor, com o apoio de cada cidadão, que construirão as futuras comunidades. “Nós precisamos de soluções que sejam co-criadas com populações urbanas em situação de pobreza e historicamente marginalizadas”, diz o Diretor da Fundação Rockefeller, Benjamin de la Peña.

Realizado em parceria com o Departamento Americano de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), o Departamento Americano de Estado e a Associação Americana de Planejamento (APA), o projeto também apoia a iniciativa Parceria de Energia e Clima das Américas (ECPA) do presidente dos EUA Barack Obama e será lançado em antecipação ao Encontro das Américas 2012.

América Latina e Caribe

O foco do projeto são soluções para problemas na América Latina e Caribe. Mas os organizadores lembram que as soluções para criar moradias urbanas sustentáveis em qualquer cidade ao redor do mundo são muito bem-vindas e que o desafio está aberto a qualquer indivíduo, equipe ou organização (ONGs, empresas privadas ou entidades públicas).

“A urbanização representa um imenso desafio, especialmente na América Latina, que será agravado ainda mais por outras tendências como a mudança climática”, lembrou Maria Otero, Sub-secretária do Departamento Americano para Democracia e Relações Globais. “Esse desafio proporciona uma oportunidade única de colaboração e conexão entre gestores públicos e inovadores ao redor do mundo na busca por soluções para os problemas geopolíticos mais urgentes.”

Para participar

Quem tiver uma boa ideia e quiser indicar ou inscrever uma solução para habitação urbana sustentável deve inscrever a iniciativa no site do projeto até as 18h (horário de Brasília) do dia 2 de fevereiro.

Depois disso, um painel independente de jurados, selecionados pela Ashoka, pela Fundação Rockfeller e seus parceiros, irá selecionar 15 finalistas. Estes serão avaliados e votados pela comunidade on-line, que irá escolher os três vencedores. As três melhores inscrições receberão 10 mil dólares cada.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no Changemakers no website da organização e participar da votação. Os vencedores serão anunciados no dia 13 abril.

Independente dos três eleitos, os 15 finalistas serão convidados para o evento de encerramento do desafio em junho no National Building Museum em Washington, D.C., EUA. Inovadores e seus projetos serão apresentados a parceiros públicos e privados, incluindo potenciais financiadores.

Os demais participantes terão a oportunidade de receber comentários e sugestões do seu projeto de outros inscritos, equipe do Changemakers, jurado e da própria comunidade on-line do Changemakers. “Mostrar como sua solução, bem como seus desafios, podem trazer impacto social, orientará melhor os potenciais investidores aumentando seu impacto através de um financiamento mais estratégico e eficaz”, concluem os organizadores.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital