Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2011 | Janeiro | Links Recomendados: ache os postos de coleta mais próximos de você

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

05 de Janeiro de 2011

Leia Também
 

Links Recomendados: ache os postos de coleta mais próximos de você

pet-coleta
A Abipet disponibilizou mapa com pontos de coleta de PET de todo o BRasil/Foto: Divulgação

Com a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, não só consumidores, como distribuidores, fabricantes e comerciantes são responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos. Conheça sites que mostram pontos de coleta de alguns dos materiais recicláveis.

LevPet

O site desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) utiliza o sistema do Google Maps para indicar o posto de coleta de garrafa PET mais próximo do cidadão. Basta colocar o endereço desejado para saber onde ficam as cooperativas de catadores, comerciantes de recicláveis e ONGs.

Até o momento, são mil pontos de coleta em todo o Brasil, mas os interessados também podem sugerir novos endereços.

e-lixo

Os moradores do estado de São Paulo possuem à disposição uma plataforma on-line com um banco de dados dos postos de coleta de lixo eletrônicos disponíveis. Basta indicar o CEP e o tipo de lixo a ser descartado (ex: bateria, pilha, telas de computador). A lista com estabelecimentos cadastrados cresce a cada novo pedido de participação, que também pode ser feito pelo próprio site.

Lixo.com.br

O site lixo.com.br é um espaço para troca de informações sobre práticas sustentáveis na área de resíduos sólidos no Brasil, com foco na cidade do Rio de Janeiro. O espaço é gerido por consultores ambientais e traz informações sobre consumo conciente, compostagem, coleta seletiva e coleta de resíduos.

Destaque para a área sobre catadores de materiais recicláveis que traz dados inspiradores sobre esses trabalhadores.

Coleta Seletiva Solidária

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério das Cidades criaram um site para o Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. O comitê é formado por órgãos do governo federal, parceiros Fome Zero e organizações não-governamentais e entidades do setor da reciclagem.

O objetivo da página on-line é reunir informações sobre o Decreto 5.940/06 que determina a separação de resíduos recicláveis por órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Ou seja, o decreto prevê que "os cerca de 10 mil prédios públicos federais, presentes em 1.400 municípios, devem destinar os diversos tipos de materiais recicláveis usados no dia a dia das repartições para organizações de catadores do seu município".

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital