Editorias / Mudanças Climáticas
HOME | Posts | 2011 | Janeiro | "O gás carbônico é um indicador da atividade humana", define Claude Lorius

Mudanças Climáticas

05 de Janeiro de 2011

 

"O gás carbônico é um indicador da atividade humana", define Claude Lorius

 lorius �um dos pioneiros no estudo do clima
Lorius é um dos pioneiros no estudo do clima/Foto: MEDEF

"O homem é um agente determinante da vida sobre a Terra". A definição é de um pioneiros dos estudos climáticos, o glaciologista francês Claude Lorius, que lançou recentemente a obra Voyage dans l'Anthropocène (Viagem ao Antropoceno) em parceria com o jornalista Laurent Carpentier, livro cujo propósito é analisar a modificação do clima, a acidificação dos oceanos, a erosão dos solos e a biodiversidade ameaçada.

Segundo o especialista de 78 anos, que em 2008 recebeu o prêmio Blue Planet, o gás carbônico (CO2) é um indicador da atividade humana.

"Se queimamos uma floresta, fazemos uma fábrica funcionar, dirigimos um carro, tudo isso é CO2", exemplifica Lorius.

O pesquisador foi um dos primeiros a vincular o aumento das temperaturas à crescente concentração de CO2, um dos gases causadores de efeito estufa. Na opinião de Lorius, a Antártida era o melhor lugar para se dar conta de que havia um problema global com o clima, mas nos tempos atuais os efeitos das alterações climáticas podem ser vistos em todas as partes.

Lorius também se mostra pessimista quanto à chance de a humanidade combater os efeitos das mudanças climáticas organizadamente. "Os cientistas podem demonstrar que o planeta é uno e indivisível, que só há uma atmosfera, um oceano, mas não podem demonstrar aos homens que é de interesse comum preservar o planeta." Para o glaciologista, reunir interlocutores com interesses tão diversos não é uma questão de ciência, mas sim de educação e filosofia.

O conceito de Antropoceno foi desenvolvido em 2002 pelo geoquímico holandês Paul Crutzen e desde então abriu um espaço na comunidade científica, no entanto, a Terra viveria essa nova era geológica há cerca de 200 anos, quando o homem teria "tomado o controle do planeta, acelerado as emissões de CO2 e desregulado a máquina do mundo", na definição de Lorius.

Para Crutzen, o Antropoceno começa no ano 1784, quando James Watt inventou a máquina a vapor. Loruis defende que essa nova era deva ser incluída oficialmente à tabela dos tempos geológicos no 34º Congresso Internacional de Geologia, que será realizado de 5 a 10 de agosto de 2012 em Brisbane, na Austrália.

Com informações da agência France Press

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital