Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2011 | Janeiro | Projeto One Tonne Life desafia família a viver com 85% a menos de carbono

Arquitetura e Construção

19 de Janeiro de 2011

 

Projeto One Tonne Life desafia família a viver com 85% a menos de carbono

casa 1
A Volvo, a A-hus e a Vattenfall desafiaram uma família a reduzir as emissões de carbono por pessoa de sete para uma tonelada / Foto: Divulgação

O que fazer para reduzir ao máximo a emissão de carbono que produzimos por ano? Essa é a resposta que a montadora de carros Volvo, a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall desejam responder com o projeto One Tonne Life (Uma Tonelada de Vida, em tradução literal). Lançado oficialmente hoje, 19 de janeiro, as parceiras convidaram a família Lindell (composta de um casal e dois filhos) para viver durante seis meses na casa projetada por eles.

De acordo com a Volvo, uma pessoa emite, por ano, sete toneladas de carbono (o principal gás causador do efeito estufa) e o objetivo da iniciativa é reduzir esse número para uma tonelada – por isso o nome. Para isso, a família Lindell terá que se disciplinar a emitir, no máximo, 80 kg de CO2 por semana. O controle dos cálculos será feito por especialistas da Chalmers University of Technology.

casa 2
A casa possui sistemas sustentáveis para alcançar o objetivo / Foto: Divulgação 

Os Lindell viverão em uma casa de madeira que utiliza um sistema de ventilação e climatização para garantir boa sensação térmica durante as quatro estações do ano de maneira sustentável. O telhado da casa conterá painéis solares que transformarão a luz do sol em eletricidade.

Na garagem, o carro elétrico da Volvo, C30 DRIVe Electric, pode ser recarregado através de uma tomada convencional, sem qualquer emissão do gás. Após oito horas sendo alimentado pela energia das placas fotovoltaicas, o veículo tem autonomia de 150 km.

volvo c30
A família terá um Volvo C30 DRIVe Electric na garagem / Foto: Divulgação

O imóvel também contará com um mecanismo capaz de monitorar em tempo real o consumo elétrico da família. A solução também orientará os moradores em como usar a energia de forma mais eficiente.

fam�ia lindell
A famíia sueca foi convidada a passar seis meses na casa / Foto: Divulgação

A casa já está sendo construída em Hässelby Villastad, Estocolmo. Serão construídas mais duas casas para demonstração, uma ao lado da casa da família que estará vivendo essa experiência e a outra em Göteborg. Estocolmo foi escolhida, em 2010, como a capital mais verde da Europa.

Acompanhe o projeto no site oficial, no Twitter, no Facebook e no Youtube.

Faça um tour pela casa e veja exatamente como o projeto foi montado.

Assista ao trailer oficial do One Tonne Life, em inglês.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital