Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2011 | Julho | Ameaça do lixo plástico nos oceanos é discutida em reunião da CBI

Ciência e Tecnologia

11 de Julho de 2011

 

Ameaça do lixo plástico nos oceanos é discutida em reunião da CBI

baleia
Baleias e Golfinhos são ameaçados por dejetos plásticos / Foto: turismobahia
 

A Comissão Baleeira Internacional (CBI) discutirá a problemática dos lixos plásticos na superfície dos oceanos como uma ameaça para as baleias e os golfinhos. O estudo começa a ser apresentado em uma reunião nesta segunda-feira, 11 de julho, na ilha britânica de Jersey.

No ano de 1999, uma baleia da espécie Cuvier encalhou com 33kg de plástico no corpo, na cidade de Biscarrosse, na França. Outro fato marcante foi registrado em 2008, onde foram encontrados 134 tipos de redes nos estômagos de duas baleias da espécie Cachalote, encalhadas no litoral da Califórnia, nos Estados Unidos.

"A ameaça dos dejetos de plástico para inúmeros animais marinhos foi estabelecida há tempos, mas a ameaça para as baleias e os golfinhos é menos clara", analisou o autor, Mark Simmonds, cientista-chefe da Sociedade para a Conservação dos Golfinhos e Baleias (WDCS, na sigla em inglês). "Mas já foi estabelecido que esses dejetos podem causar danos aos animais, seja porque os ingerem ou porque ficam enredados neles", concluiu.

A WDCS é a favor da assinatura pela CBI do Compromisso de Honululu – pedido internacional lançado em março de 2011 para incentivar os governos, associações e cidadãos a agirem para reduzir os dejetos marinhos.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) destacou em fevereiro, em seu Informe 2011, o risco que os litorais correm devido à utilização do plástico e das pequenas taxas de reciclagem.

Outros animais

Um estudo apresentado ao comitê científico da CBI, também visando à reunião de Jersey, indicou que os cetáceos, como as tartarugas e os pássaros, apresentam grande dificuldade de digestão desses dejetos -  cada dia mais numerosos no habitat marinho.

Com informações da Folha.com.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital