Editorias / Água
HOME | Posts | 2011 | Julho | Brasil terá tecnologia para produzir água potável a partir dos ventos

Água

27 de Julho de 2011

 

Brasil terá tecnologia para produzir água potável a partir dos ventos

capa.jpg

Uma tecnologia francesa que promete revolucionar o problema do abastecimento de água em regiões secas pode desembarcar em breve no Brasil. Isso porque a Eole Water, detentora do produto, fechou uma parceria com a Solstice para implantar a novidade no país.

Segundo a empresa, que faz consultoria para geração de energias renováveis, a tecnologia é semelhante a uma turbina eólica comum, porém, utiliza a energia dos ventos para liquefazer o vapor d’água.

Assim, a umidade do ar é aspirada por um sifão e condensada para extração da água, em um fenômeno semelhante ao da chuva. Em seguida, a água é tratada e armazenada, conforme as normas de qualidade fixadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tornando-se adequada para o consumo humano.

O tratamento da água é feito mecanicamente, através da filtração, reconstituindo um processo que ocorre naturalmente no solo para a formação do lençol freático. A água é então armazenada e mantida sempre em movimento, em um tanque de inox alimentar com capacidade de mil litros.

De acordo com a Solstice, em nenhum momento a tecnologia gera resíduos, emite gases ou utiliza componentes químicos.

Potencial brasileiro

Segundo Penélope Valente, consultora da Solstice, o Brasil apresenta as condições climáticas ótimas (umidade relativa do ar, temperatura e qualidade dos ventos) para a produção de água. Com isso, calcula-se que o país tenha uma capacidade de produção diária de água potável de cerca de 1.500 litros (considerando-se uso de 8h por dia) por cada turbina.

Nem as dimensões continentais do país, com suas variações de umidade, nem as estações climáticas influenciam a produção de água potável, diz Penélope. Ela ainda destaca que a turbina pode ser regulada para gerar mais água ou energia, a depender da necessidade do local.

Por enquanto, a Solstice está em busca de parceiros para implantar as turbinas no Brasil. A intenção é levá-la para comunidades isoladas, com deficiência no abastecimento de água ou que ainda precisem de caminhões pipa. De acordo com a consultora da empresa, até o final deste ano eles já pretendem ter locais e datas de implantação encaminhados.

“Essa é uma tecnologia nova que, além de levar água potável para pessoas que não têm (o que no Brasil representa um grande número de pessoas), é um avanço para a economia verde. O Brasil tem recursos climático para levar o mundo inteiro adiante e uma tecnologia dessas é um passo a frente”, afirma Penélope.

Ela ainda destaca que já existe uma torre como essa em pleno funcionamento em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital