Editorias / EcoDesign
HOME | Posts | 2011 | Julho | Tecnologia de “madeira injetável” pode substituir o plástico

EcoDesign

01 de Julho de 2011

 

Tecnologia de “madeira injetável” pode substituir o plástico

capa.jpg

Tem cara de madeira, textura de madeira e é feito de madeira – a grande diferença desse material é que ele se molda e solidifica como se fosse plástico, unindo a sustentabilidade do natural com a eficiência do derivado do petróleo.

Desenvolvido por cientistas alemães, o Arboform, como é chamado o material, já é produzido no Brasil e pode substituir o plástico na fabricação de diversos produtos, como componentes de precisão, peças automotivas, bijouterias, embalagens cosméticas, brinquedos, moveleiro e vaso.

De acordo com a empresa responsável pela fabricação do material, o Arboform oferece as capacidades de processamento específicas do plástico, o que significa preços competitivos e alta precisão para produtos até hoje somente processados em madeira laminada ou placas em MDF.

Além disso, o material é 100% biodegradável e segue padrões ecológicos, assegurando um processamento e descarte em maior harmonia com o meio ambiente comparado a outros materiais de madeira que usam cola tóxica.

img02.jpg

Segundo a empresa, a decomposição dos produtos feitos de Arboform é a mesma da madeira natural: por deterioração ou incineração. A quantidade de CO2 poluente emitido no processo não é maior do que anteriormente fixado na atmosfera pelas plantas enquanto crescem.

Para fabricar a Arboform a empresa utiliza compostos de lignina, que é um bioproduto do processo da polpa da celulose, e fibras, como linho, sisal e cânhamo. Depois de pronto, o produto pode ser moldado em qualquer formato - desde peças de aspecto requintado, passando por componentes de precisão chegando até tubetes para mudas que serão descartados no meio ambiente.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital