Editorias / EcoDesign
HOME | Posts | 2011 | Julho | TEDx Amazônia Michael Braungart: O grande erro dos ambientalistas

EcoDesign

20 de Julho de 2011

 

TEDx Amazônia Michael Braungart: O grande erro dos ambientalistas

capa.jpg

O químico alemão Michael Braungart está tentando reinventar o modelo produtivo da humanidade. Junto com o arquiteto americano William McDonough (de quem é sócio na McDonough Braungart Design Chemistry), escreveu o livro “Cradle to Cradle” (“de berço a berço”), que tenta desenhar um sistema no qual não há resíduo na produção industrial.

Nesta palestra do TEDx Amazônia, o crítico do pensamento ambientalista tradicional, que presta consultoria para a Ford, a Nike e a cidade de Chicago, fala sobre o grande problema gerado pelo modelo de pensamento atual, que preza pela redução da pegada ecológica - que mesmo diminuindo o impacto, ainda gera problemas para o planeta.

“Podemos usar nossa pegada ecológica como, por exemplo, quando as pessoas dizem: 'Por favor, proteja o meio-ambiente, não produza tanto lixo; não use muita água; não use tanto o seu carro'. Isso é o que chamamos de proteção ambiental, destruímos um pouco menos. É o mesmo que dizer: 'Por favor, proteja o seu filho, bata nele apenas três vezes ao invés de cinco."

O grande erro, de acordo com o palestrante, é pensar que estamos protegendo quando destruímos menos. O ideal, portanto, seria criar uma pegada benéfica ao ambiente – e não apenas menos destrutiva.

Para isso, Braungart defende ser essencial criar bens de consumo, como solas de sapatos e sabonetes, que possam ser reintegrado aos sistemas biológicos, e bens duráveis, como máquinas de lavar e televisores, que possam voltar para o sistema técnico – evitando a geração de lixo. "Então, temos que reinventar os nossos produtos, completamente, desde o começo. Nada é desenvolvido para ir para a biosfera”, diz.

Outro grave problema apontado pelo especialista é a geração de lixo. "O peso da formiga é aproximadamente quatro vezes maior do que todos os seres humanos. E porque as formigas não produzem lixo, vivem cerca de três a seis meses, e não andam de elevador, elas equivalem a 30 bilhões de pessoas na quantidade de calorias que consomem. Logo, não somos muitos, somos apenas burros, produzimos lixo. Mesmo quando pensamos em lixo zero, pensamos em lixo. A natureza não pensa em lixo, ela só faz coisas para ciclos biológicos. Então, podemos aprender com a natureza".

Por fim, Braungart faz um apelo para que novos produtos e materiais, mais ecoefetivos, sejam desenvolvido. "Nosso design não é bom o bastante porque ele produz lixo tóxico. Agora, tentamos minimizar nossa pegada, mas alcançamos o oposto, fazendo a coisa errada de forma perfeita, isto é, perfeitamente errada”.

Assista à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção no botão “cc”):

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital