Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2011 | Junho | Bioma Caatinga

Biodiversidade

04 de Junho de 2011

 

Bioma Caatinga

foto: alex lume
Cercanias de Mossoró, no Rio Grande do Norte / Foto: Alex Lume

Tamanho: 844.453 Km²
Estados: AL, BA, CE, MA, PE, PB, RN, PI, SE, norte de MG
População: 27 milhões de pessoas.
Clima: Semiárido.
Solo: raso e salino.
Flora predominante: arbustos com galhos retorcidos e pouca folhagem, cactos e bromélias.
Fauna em destaque: carcará, coruja-buraqueira, raposa, jegue

A Guerra de Canudos, um dos fatos mais marcantes da história brasileira, foi realizada em plena Caatinga, no interior da Bahia de 1896 a 1897. O confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso, liderado por Antônio Conselheiro, tomou parte em meio a terras de poucas chuvas e vegetações retorcidas.

A Caatinga – do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca – possui grande biodiversidade. O bioma cuja área equivale a 11% do território nacional, abrange dez estados e abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas, além de 27 milhões de brasileiros. Mas segue desprotegida e desconhecida por boa parte da população.

Dados de 2010 apontam que 45% da área total do bioma já foi desmatada, o que supera, inclusive, a proporção de desmate registrada na Amazônia nos últimos anos. O Ministério do Meio Ambiente informou, recentemente, que busca concretizar uma agenda definida em 2008, pela qual estabelece a criação de mais unidades de conservação federais no bioma, além de desenvolver alternativas para o uso sustentável de sua biodiversidade.

Da agenda de novas unidades de conservação na Caatinga, duas já foram criadas ou ampliadas: em 2009, o Monumento Natural do Rio São Francisco, com 27 mil hectares, englobando os estados Alagoas, Bahia e Sergipe. O Parque Nacional das Confusões, no Piauí, foi ampliado em dezembro de 2010 em 300 mil hectares, passando a ter 823.435,7 mil hectares. Com estas novas unidades, a área protegida por unidades de conservação no bioma aumentou para 8% - são, ao todo, 50 unidades de conservação, segundo dados do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga. Ainda assim, ele continuará como um dos menos protegidos do país.

foto: mauricio ribeiro
Foto: Maurício Ribeiro

Clima:

São características do semiárido a baixa umidade e o pouco volume pluviométrico. A falta de chuvas em oito a nove meses do ano influencia no curso dos rios e a disponibilidade de água para as plantas e os animais. Esse fator determina a paisagem e os hábitos dos moradores do bioma.

Solo:

A Caatinga se desenvolve sob terrenos cristalinos e maciços antigos com cobertura sedimentar. Apesar de pouco profundos e às vezes salinos, os solos da caatinga contêm boa quantidade dos minerais básicos para as plantas. O maior problema da caatinga é realmente o regime incerto e escasso das chuvas, já que a maioria dos rios seca no verão. A desertificação é uma ameaça.

Flora predominante:

Formada principalmente por arbustos com galhos retorcidos e pouca folhagem, cactos e bromélias. Na maioria das espécies vegetais as folhas são finas ou mesmo inexistentes - um fator de proteção contra o clima seco. Na estação seca as folhas caem para evitar a evaporação e algumas plantas costumam armazenar água nas raízes ou no tronco. Estima-se que exista cerca de mil espécies de plantas a exemplo o araticum, o jatobá, o murici, a aroeira, a braúna, entre outras.

Fauna em destaque:

Principalmente composta por répteis e aves, existindo também algumas espécies de mamíferos e anfíbios. Na grande maioria são animais de hábitos noturnos, uma vez que durante o dia o sol chega a ser uma ameaça para as espécies. Diversas espécies da caatinga estão em perigo de extinção, isto devido à intensidade da caça predatória pelas populações que habitam a região. São exemplos da fauna o gambá, ararinha azul, coruja-buraqueira, raposa e o famoso jegue, animal utilizado como meio de transporte pelo sertanejo, entre outros animais.

biomas

Leia mais sobre os outros biomas brasileiros

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital