Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2011 | Junho | Bioma Cerrado

Biodiversidade

04 de Junho de 2011

 

Bioma Cerrado

foto: gustavo mcnair
A cor vermelha amarelada é característica do Cerrado / Foto: Gustavo McNair

Tamanho: 2.036.448 Km²
Estados: GO, TO, MT, SP, DF
População: 29.805.941 ou 16,2% da população brasileira
Clima: Tropical sazonal
Solo: Profundo e de cor amarelada, esse solo é arenoso e de baixa fertilidade natural
Flora em destaque: Sucupira, copaíba, peroba-do-campo e ipê-do-cerrado
Fauna em destaque: Tamanduá-bandeira, papagaio e lobo-guará.
Antes mesmo da identificação do bioma, em 1789, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal, o Cerrado foi palco da Inconfidência Mineira, uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa Portuguesa. Em terras de solo pouco fértil, mas de grandes quantidades de ouro, a Coroa não compreendeu quando as jazidas começaram a se esgotar.

Ao cobrar um imposto compulsório, em que os mineradores deveriam complementar o que faltasse da cota 100 arrobas, a Coroa provocou a ira dos proprietários rurais, clérigos, militares e intelectuais - entre eles, Tiradentes – que tentaram uma insurgência.

Com o passar do tempo, até a década de 1950, o Cerrado mantivera-se quase inalterado. Mas a interiorização da capital brasileira e a abertura de uma nova rede rodoviária, o largo ecossistema deu lugar à pecuária e à agricultura extensiva - principalmente a soja, o arroz e o trigo.

As descobertas de novas vocações desses solos regionais permitiram atividades agrárias rentáveis e, durante as décadas de 1970 e 1980, o cerrado sofreu constantes desmatamentos, queimadas, uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Essas modificações tornaram os solos assoreados e cheios de ravinas. De acordo com o IBAMA, apenas 20% da área está conservada.

Apesar da paisagem visivelmente seca, o Cerrado possui grande diversidade biológica e possui papel fundamental na regulação do ciclo hidrológico brasileiro. No bioma estão localizadas as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do país: Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco.

Nele também são comuns duas formações de relevo: terrenos planos e chapadas (planaltos que caracterizados por esplanadas em seus topos). Apenas 10% das áreas possuem mais 900 metros de altura, alguns dos pontos são o Pico do Itacolomi, com 1.797 metros de altitude (localizado na Serra do Espinhaço), e o Pico do Sol, com 2.070 metros (localizado na Serra da Caraça).

Tais serras são algumas de seis Áreas de Proteção Ambiental do bioma, que também possui 10 Parques Nacionais e três Estações Ecológicas (unidades de preservação para pesquisas científicas).

foto: calil souza
Cerrado matogrossense/Foto: Calil Souza

Clima:

No Cerrado o clima é quente e quase não venta. Ele é chamado tropical sazonal por apresentar uma divisão bem definida em relação ao regime de chuvas. Entre maio e setembro o bioma permanece seco, de outubro a abril chove bastante.

Solo:

De cor vermelha amarelada, o solo do Cerrado é pobre em nutrientes, mas rico em ferro e alumínio. Como ele é arenoso e profundo, sua principal característica é a baixa fertilidade natural, já que a superfície tem pouca capacidade de absorver água. Mas por baixo deste solo de antiga formação está uma grande reserva de água.

Fauna em destaque:

Na região do Cerrado podem ser encontradas 1174 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Os mais famosos são o tamanduá-bandeira, os papagaios e o lobo-guará

Flora predominante:

No Cerrado o predomínio é de savanas: vegetações rasteiras com plantas esparsas e de aparência seca, que vivem em solos de poucos nutrientes. Mas a vegetação é dividida em subcategorias: cerradão (de maior porte arbóreo); cerrado; campo sujo e campo limpo; estremeados por matas de galerias; florestas estacionais; campos rupestres; e veredas de buritis.

biomas

Leia mais sobre os outros biomas brasileiros

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital