Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2011 | Junho | Bioma Mata Atlântica

Biodiversidade

04 de Junho de 2011

 

Bioma Mata Atlântica

foto: eiti kimura
Foto: Eiti Kimura

Tamanho original: 1.110.182 Km²
Tamanho atual: restam apenas 8% de sua cobertura vegetal
Estados que engloba: BA, GO, MS, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS
População: 106.896.616 ou 58,1% do país
Clima: Tropical e Subtropical úmido
Solo: Raso, úmido e pouco ventilado
Flora predominante: árvores de médio e grande porte.
Fauna em destaque: Mico-leão-dourado, Tamanduá bandeira, Arara-azul-pequena, Anta

Em carta a dom João VI, então rei de Portugal no ano 1500, Pero vaz de Caminha descreveu o novo mundo descoberto como montes de "grandes árvores", "arvoredos" e cheio de "aves amarelas e vermelhas". O navegador não sabia, mas aquela vegetação cobria a costa atlântica brasileira de norte a sul, em 1,1 milhão de km². Contudo, em virtude dos séculos de destruição ambiental, a Mata Atlântica possui apenas 8% da cobertura original, cerca de 300 mil quilômetros quadrados.

Apesar de ter perdido grande parte da biodiversidade e possuir um elevado número de espécies ameaçadas de extinção, a Mata Atlântica mantem diversas formações de florestas, como manguezais; restingas; florestas ombrófilas (de mata densa, mista e aberta); e campos de altitude. Em termos gerais, esse bioma pode ser visto como um mosaico de ecossistemas, que apresenta estruturas e composições diferenciadas, em função do solo, relevo e características climáticas existentes.

O processo de desmatamento da Mata Atlântica teve origem na colonização portuguesa, com a extração de madeira (principalmente pau-brasil) para uso da Coroa, e prosseguiu durante os ciclos de cana-de-açúcar, do ouro, da produção de carvão vegetal, plantação de cafezais, cacau e até pastagens. Um dos principais fatores foi a construção de rodovias para escoar das produções.

A área atual está reduzida e fragmentada em remanescentes florestais localizados, principalmente, em áreas de difícil acesso. A preservação desses remanescentes garante a contenção de encostas, a preservação da biodiversidade, e a conservação de populações tradicionais, como quilombos e aldeias indígenas. Além disso, é na Mata Atlântica que estão mananciais hídricos essenciais para o abastecimento de cerca de 70% da população brasileira.

Diversas iniciativas do governo, da sociedade civil organizada, de instituições acadêmicas e do setor privado buscam conservar o que restou da Mata Atlântica. Entre os projetos do Ibama estão a Gestão Biorregional do Maciço do Baturité, o Corredor Ecológico Atlântico de Santa Catarina e o Corredor de Biodiversidade do Rio do Paraná. Cada um deles busca implementar áreas de preservação e parques nacionais, como o Parque Nacional da Ilha Grande (no Paraná) e o Corredor Ecológico Baturité-Aratanha-Maranguepe (no Ceará).

foto: alberto perdomo
As Cataratas do Rio Iguaçu/Foto: Alberto Perdomo

Mas esse bioma também possui um valor comercial considerável. O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, recebe um fluxo turístico de aproximadamente 800 mil visitantes/ano provenientes de várias partes do Brasil e do mundo. Localizado na divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina, o principal atrativo turístico do Parque é o conjunto de quedas d'água no rio Iguaçu, chamado Cataratas do Iguaçu.

Clima:

Por estar espalhada por todo o litoral brasileiro, a Mata Atlântica está submetida a diferentes climas, como subtropical úmido no sul, clima tropical no sudeste e até mesmo semiárido, no nordeste.

Solo:

Da mesma forma que ocorre com o clima do bioma, o solo passa por algumas modificações do espaço onde está localizado mas, em geral, é raso, úmido e pouco ventilado, já que sua cobertura é composta por árvores de grande porte. A decomposição da matéria orgânica que cai das árvores é que provêm os nutrientes para o meio. Dessa forma, a vida exuberante deste bioma é mantida como um ciclo.

Flora predominante:

A variedade de espécies e formas da vegetação da Mata Atlântica é tão grandiosa que os pesquisadores as classificam de acordo com o que chamam de extratos. Extrato superior, para as árvores mais altas; extrato arbustivo, para espécies sob a sombra das mais altas; e extrato herbáceo, formado por plantas de tamanho pequeno e próximas ao solo.

Fauna em destaque:

A Mata Atlântica abriga 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil, entre eles o mico-leão-dourado. São mais de 1140 espécies diferentes de animais e os mais famosos são os jacarés-de-papo-amarelo, as cobras corais, os pica-paus e os gaviões.

biomas

Leia mais sobre os outros biomas brasileiros

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital