Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Posts | 2011 | Junho | Festival de cinema e meio ambiente supera expectativas na Cidade de Goiás

Eventos e Campanhas

21 de Junho de 2011

 

Festival de cinema e meio ambiente supera expectativas na Cidade de Goiás

fica 1
O FICA recebeu cerca de 30 mil pessoas por dia/Foto: Flávio Isaac/Divulgação

A 13ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado entre os dias 14 e 19 de junho, teve uma média de 30 mil expectadores por dia. Tal resultado superou as expectativas da organização, que já se prepara a próxima edição.

O evento teve abertura realizada no Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, e contou com a participação do governador Marconi Perillo, do presidente da Agepel Gilvane Felipe e do cineasta Cacá Diegues.

No sábado, 18 de junho, o mesmo cine teatro recebeu Diegues e Arnaldo Jabor para uma conversa sobre cinema. Entre os pontos abordados estava a questão dos avanços tecnológicos na produção do cinema nacional. Para Jabor, "a produção brasileira está se tornando permanente e não vive mais de ciclos".

O cantor Mano Chao também foi uma das atrações do festival, que teve apresentações musicais todas as noites. Sobre sua carreira como compositor de canções de cunho social, Chao afirmou que é impossível se envolver em todas as questões. "É preciso que cada um atue em ações locais, assim, os resultados serão mais fáceis e rápidos de serem percebidos".

fica 2
Durante à noite, o festival era palco de apresentações musicais/Foto: Flávio Isaac/Divulgação

O festival também contou com uma série de oficinas sobre cinema e meio ambiente. Em uma das aulas, sobre história e fotografias, as atividades incluiram criação de uma câmera escura e passeio a campo para a prática de retratos.

Painel interativo

Durante os dias 16, 17 e 18, no palco Mundo 2.0, os participantes do FICA puderam criar um painel (4m x 5m) de pintura coletiva. A atividade de arte contemporânea foi guiada pelo artista plástico Murah Lemos, que utilizou técnicas de rapel e Le parkur para execução.

O painel também sofreu interferência de imagens projetadas simultaneamente à pintura. O projeto foi acompanhado por trilha sonora construída na hora e contou com participação local e global em sua transmissão por livestream. A atividade teve como objetivo incentivar a mudança comportamental do individualismo para a colaboração.

Cidade de Goiás

A Polícia Militar avalia que a Cidade de Goiás tenha recebido cerca de 50 mil turistas rumo ao festival. A organização do FICA afirma que o maior público foi durante o show de Mano Chao, com 32 mil expectadores. Todas as oficinas, com 50 vagas cada, ficaram lotadas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital