Editorias / Cultura
HOME | Posts | 2011 | Maio | Artista cria Torre de Babel com 30 mil livros de diversas partes do mundo

Cultura

18 de Maio de 2011

 

Artista cria Torre de Babel com 30 mil livros de diversas partes do mundo

capa.jpg
Fotos: Gustav´s

Uma torre de 28 metros de altura foi construída na capital da Argentina utilizando 30 mil livros de diversos temas e línguas. A “Torre de Babel” foi construída pela artista plástica Marta Minujin em homenagem ao título de Capital Mundial do Livro 2011, cedido a Buenos Aires pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

"A ideia é unir todas as raças através do livro", explicou a artista sobre a sua obra, inaugurada no dia 11 de maio e que ficará aberta ao público na praça San Martin até o dia 28.

img02.jpgSão sete andares em forma de espiral cobertos por clássicos da literatura até livros de poesia, arte e história escritos em dezenas de idiomas e dialetos de todo o mundo. Parte das obras foi doada por embaixadas e associações civis de 52 países, e a outra metade foi entregue por moradores locais após uma campanha pública para esta "obra de participação maciça", segundo a própria artista.

A estrutura pode ser percorrida por grupos de até cem pessoas, que podem passear entre os livros, ouvir uma trilha sonora gravada especialmente para a instalação e decifrar os diferentes idiomas.

"Será uma obra emblemática e representa a ideia de pluralismo e diversidade que é identificada com a cidade", afirmou ministro da Cultura da cidade de Buenos Aires, Hernán Lombardi.

Após o fim da exposição, os visitantes poderão escolher um livro na língua da sua preferência e levá-lo. O restante será catalogado e formarão a primeira coleção multilingue da capital argentina, batizada de “Biblioteca de Babel” Segundo a artista, essa será uma homenagem à "criatividade e à cultura de todos os povos do mundo".

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital