Editorias / Responsabilidade Social
HOME | Posts | 2011 | Maio | Nove programas prisionais inspiradores

Responsabilidade Social

27 de Maio de 2011

 

Nove programas prisionais inspiradores

capa.jpg
De volta à vida: "Meu nome era 0410961" diz o participante de um dos projetos / Foto: Divulgação

O sistema prisional é um dos assuntos mais polêmicos e complexos quando se trata de desenvolvimento e responsabilidade social. No Brasil, a situação das cadeias e o tratamento dado aos presos são grandes desafios de governantes e sociedade. Apesar de ter uma situação bastante diferente da encontrada aqui, os norte-americanos possuem diversas iniciativas consideradas bem sucedidas em punir, conscientizar e reabilitar os detentos. Para inspirar governantes, organizações e pessoas interessadas no tema, listamos nove desses projetos.

Prisoner's Reading Encouragement Project
(Projeto de Incentivo à Leitura dos Prisioneiros)

O Prisoner's Reading Encouragement Project (PREP) é desenvolvido por uma ONG que se dedica a alfabetizar e educar os detentos. Ele foi fundado em novembro de 2010 e atua também na conscientização da população sobre as necessidades educacionais dos estabelecimentos prisionais, além de fornecer bolsas de estudos e livros para detentos. O PREP recolhe livros novos e usados, vídeo e fitas de áudio para as bibliotecas da prisão e os detentos matriculados em cursos ou para aqueles que querem estudar de forma independente. Desde a sua fundação, o programa já doou mais de 55 mil livros a 23 prisões diferentes em Nova York.

Just Detention International
(Detenção Internacional Justa)

A ONG Just Detention International (JDI) é dedicada a acabar com os abusos sexuais sofridos por presos masculinos e femininos, além de fornecer recursos e apoio para sobreviventes de estupro na prisão. Desde 1980, a organização baseada em Los Angeles tem trabalhado junto a legisladores, advogados, líderes punitivo e sobreviventes de estupro na prisão para acabar com esse problema devastador, bem como assegurar a responsabilidade do governo para as violações dentro das cadeias. A JDI também se esforça para educar a comunidade sobre violência sexual na prisão e como o sistema se recusa a proteger os presos.

Human Kindness Foundation
(Fundação Bondade Humana)

A Human Kindness Foundation é uma organização sem fins lucrativos criadora do Projeto Prisão-Ashram. Este programa da Carolina do Norte tem o compromisso de incentivar os presos e servidores penitenciários a reconhecerem sua força e potencial como seres humanos e ajudá-los a agir em conformidade. Os ensinamentos do Projeto Prisão-Ashram estão centrados na "vida simples, serviços e práticas espirituais pessoais", que os fundadores acreditam que é mais viável para os detentos que estão livres de distrações e influências externas. O programa também incentiva os detentos a assumirem as responsabilidades por suas prisões e por suas comunidades, bem como focarem em seus comportamentos e ações em relação aos outros.

Fortune Society
(Sociedade da Sorte)

A Fortune Society é uma organização não governamental sem fins lucrativos empenhada em promover a defesa social, as alternativas ao encarceramento e a reinserção dos presos na sociedade após o cumprimento da pena. Dessa forma, a Fortune Society ajuda presos e ex-detentos através da educação, de oportunidades de emprego, serviços familiares, de saúde, auxílio moradia, tratamento em caso de abuso de drogas e outros serviços de reabilitação dentro e fora das cadeias. O programa já atende a cerca de 3 mil homens e mulheres em Nova York.

Prison S.M.A.R.T.
(Prisão S.M.A.R.T.)

Prisão S.M.A.R.T. é um programa patrocinado pela Associação Internacional de Valores Humanos que se esforça para melhorar a vida de todos os prisioneiros, funcionários penitenciários e pessoas que trabalham dentro do sistema de justiça criminal através da gestão do estresse e treinamento de reabilitação. Os participantes aprendem a reduzir o estresse, curar traumas e lidar com emoções negativas, de modo que possam viver uma vida mais saudável e retornar à sociedade de uma forma positiva. O programa já ajudou mais de 350 mil participantes, muitos dos quais têm experimentado os benefícios do aumento da auto-estima, a resolução de conflitos, diminuição do comportamento violento e reequilíbrio dos padrões de sono.

National Center on Institutions and Alternatives
(Centro Nacional de Instituições e Alternativas)

O National Center on Institutions and Alternatives (NCIA) é dedicado a ajudar todos os envolvidos no sistema de justiça criminal, como prisioneiros, ex-detentos, trabalhadores prisionais e familiares. Para isso, disponibiliza serviços de advocacia especializada, prevenção e programas de aconselhamento. O NCIA ajuda os envolvidos se adaptarem ao confinamento, bem como fornece informações sobre as possibilidades e estratégias para aumentar a chance de liberdade condicional.

Pathways to Hope-Prison Dog Project
(Projeto Prisão Cão – Caminhos para a Esperança)

O Pathways to Hope-Prison Dog Project oferece aos detentos a oportunidade de trabalhar com cães abandonado e, na maioria dos casos, de criar um forte vínculo de amor de amizade com o animal. Graças ao projeto, os presos podem aprender a cuidar de outro ser e desenvolver uma relação de afeto com ele. Alguns dos ex-presos atendidos pelo Pathways to Hope-Prison Dog Project hoje trabalham em lojas de animais, centros de adestramento e treinamento de cães-guia.

The Petey Greene Prisoners Assistance Program
(Programa de Assistência Prisional Petey Greene)

O The Petey Greene Prisoners Assistance Program é formado por um grupo de estudantes da Universidade de Princeton e da comunicade local que vai até as prisões perto de Nova Jersey para ensinar e ajudar os presos na leitura, escrita e matemática. Os voluntários ensinam com base em seus interesses e necessidades dos internos. Este programa atua há três anos e tem ajudado significativamente os presos a melhorarem suas habilidades e tornarem-se confiante nos estudos.

Insight Prison Project
(Projeto Dentro da Prisão)

O Insight Prison Project é um programa de reabilitação para os presos que se esforça para evitar a reincidência na criminalidade e melhorar a segurança pública. Ex-presidiários e funcionários de ensino profissional ensinam aos prisioneiros as habilidades e ferramentas necessárias para uma mudança positiva em suas vidas e para que se tornem membros responsáveis e produtivos da sociedade quando regressarem a ela. Alguns dos principais pontos do projeto são: responsabilização do impacto causado à vítima, reestruturação racional, competência emocional e inteligência integrada.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital