Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2011 | Maio | Tecnologia poderá transformar a voz humana em energia para baterias de celulares

Ciência e Tecnologia

10 de Maio de 2011

 

Tecnologia poderá transformar a voz humana em energia para baterias de celulares

capa.jpg
Foto: Kim'n'Cris Knight

Um grupo de engenheiros do Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkwan, na Coréia do Sul, criou uma tecnologia que promete carregar baterias de celulares com a voz de quem está conversando no aparelho.

Para realizar o feito, o mecanismo utiliza nanofios de óxido de zinco (ZnO) dispostos entre dois elétrodos e um captador de som. Ao vibrar com as ondas sonoras, o captador faz com que os eletrodos comprimam os fios de ZnO, transformando qualquer tipo de som, como música, ruído e até voz humana, em eletricidade.

Segundo o Dr Sang-Woo Kim, responsável pela pesquisa, a ideia de desenvolver a tecnologia partiu da observação de que, apesar de estar presente em nosso cotidiano, o som tem sido pouco explorado em sua capacidade de geração energética.

Ainda de acordo com Kim, o potencial do som poderá ser usado para diversas aplicações, desde os telefones celulares até grandes estradas e avenidas, onde o equipamento poderá transformar o barulho dos carros, caminhões e ônibus em eletricidade para a cidade, além de reduzir os níveis de poluição sonora do local.

O grande desafio dos cientistas agora é tornar o protótipo viável para grandes aplicações. O alto custo de produção e a baixa eficiência do mecanismo (que até o momento conseguiu converter um som de cerca de 100 decibéis, o equivalente ao ruído dos carros, em 50 milivolts de energia elétrica) o torna pouco atrativo para grandes investimentos.

Por isso, os engenheiros já trabalham em um novo modelo, capaz de gerar mais energia a partir de níveis sonoros menores. A intenção é utilizar a tecnologia em diversos dispositivos eletrônicos com baixo consumo de energia, tais como sensores auto-alimentados e pequenos implantes corporais. “Acreditamos que podemos fazer nanogeradores mais eficientes baseados em som”, concluiu Kim.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital