Editorias / Universidades
HOME | Posts | 2011 | Maio | Universitários da USP desenvolvem projeto de compartilhamento de bicicletas

Universidades

06 de Maio de 2011

Leia Também
 

Universitários da USP desenvolvem projeto de compartilhamento de bicicletas

cadastro pode ser feito pela internet ou pelo computador
Cadastro pode ser feito ou pela Internet ou pelo celular/Foto: Divulgação

Influenciados por uma visita a Paris, onde utilizaram um sistema de compartilhamento de bicicletas para se movimentarem pela cidade, os estudantes montaram um projeto de bikes compartilhadas que agora será testado na própria universidade onde concluíram o curso de engenharia.

Com a ajuda da Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) e da Politécnica, e com o amparo do professor responsável pela orientação do trabalho, Marcos Barreto, a USP terá postos de empréstimo de bikes por dois pontos da Cidade Universitária, o prédio do Biênio e o Departamento de Energia Mecânica, ambos na Poli.

Pedalusp

Em cada ponto instalado, o usuário pode pegar uma bike por até 20 minutos, basta possuir o cadastro do cartão do estudante USP e se cadastrar no site (http://pedalusp.uspnet.usp.br).

O sistema de empréstimo, que funciona das 7 as 20 horas, é feito por uma máquina e depois de liberada, a bicicleta pode ser solta do encaixe que o prende. O cadastro pode ser feito através do celular, só acessar o http://pedalusp.uspnet.usp.br/mobi.

pedalusp �um sistema de empr�timo
Sistema de empréstimo permite até 20 minutos com a bike/Foto: Divulgação 

Segundo Maurício Matsumoto, a viabilidade do projeto depende dos usuários, por isso o sistema iniciou as operações apenas como teste. 

“A comunicação com os usuários é importante”, afirmou na cerimônia de lançamento, no dia 04 de maio. A meta do projeto é que existam 10 postos de compartilhamento com 100 bicicletas disponíveis.

Sustentabilidade

bikes ficam presas a um encaixe
Bikes ficam presas a uma trava de proteção/Foto: Divulgação

“É a ideia da sustentabilidade”, declarou José Sidnei Colombo no site da universidade. Para o coordenador da Cocesp,  o conceito Pedalusp representa uma mobilidade que é ao mesmo tempo compartilhada e livre de emissões de CO2. De acordo com Colombo, esse processo demonstra a tendência de que "small is beautiful", evidenciando que os sistemas globais estão cada vez menores e mais práticos.

O sistema desenvolvido pelos estudantes é parecido com o processo francês, com algumas diferenças. Em Paris, o empréstimo é pago e as bicicletas foram construídas especificamente para o programa. Na USP, não há pagamento e são as bicicletas convencionais que rodam pelo sistema dentro da universidade.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital