Editorias / Carros e Transportes
HOME | Posts | 2011 | Março | BMW apresenta modelos elétricos em Genebra

Carros e Transportes

11 de Março de 2011

Leia Também
 

BMW apresenta modelos elétricos em Genebra

activee
ActiveE/Foto: BMWCoop

A BMW quer se tornar a primeira montadora premium a fabricar carros elétricos no mundo. Para isso, a empresa alemã pretende lançar dois modelos de carros ecologicamente corretos em 2013 e, como apresentação das bases dos novos carros, a montadora anunciou, em Genebra, as novidades do BMW ActiveE e do conceito BMW Vision Connected Drive.

O Salão do Automóvel de Genebra, que vai até o dia 13 de março, recebeu as duas novidades como as grandes atrações do salão. A estrutura montada favoreceu os olhares atentos de consumidores e empresários do ramo, que puderam visualizar os dois modelos tão aguardados da montadora.

O ActiveE será aproveitado para a produção em série dos carros elétricos da BMW. O “veículo megacity”, assim chamado pela empresa alemã, terá mobilidade isenta de CO2 e sua base será a mesma do ActiveE, bastante testado pelos projetistas da BMW.

O carro, criado pela base do Serie 1 Coupé, é constituído de um motor elétrico de 170 cavalos e pode rodar a cerca de 160 quilômetros em condições normais.

activee em exposi��o
ActiveE em exposição/Foto: BMWCoop

“A estrutura leve do carro foi utilizada para compensar o elevado peso das baterias” explicou Klaus Draeger, responsável da BMW pelos projetos. O ActiveE foi produzido com técnicas consideradas revolucionárias, que separam as áreas mecânicas do habitáculo onde vão os passageiros, tudo para manter o carro leve, possibilitando um melhor desempenho dos motores a bateria.

Este novo carro, o primeiro da submarca “BMWi”, será um pequeno utilitário chamado de i3. A sua comercialização em 2013 será apenas o primeiro passo da BMW em busca de novos serviços associados a mobilidade urbana, explicou Ian Robertson, administrador da empresa, ao Expresso.

BMW Vision Connected Drive

Já o BMW Vision Connected Drive é um veículo desportivo híbrido que possui um design futurista. O automóvel, que chamou a atenção do público, tem um elevado desempenho e possui como grande benefício o uso das redes inteligentes com dados sobre conforto, segurança e rendimento das informações do sistema elétrico.

"Este modelo tem características diferentes, pois é um híbrido, cujas baterias podem ser alimentadas por fichas de eletricidade, oferecendo a disponibilidade de motor de um desportivo, mas com consumos de combustível e emissões de um pequeno veículo", comunicou Ian Robertson.

A inovação pode ser vista também na arquitetura dos veículos, denominada de “Life Drive”. Toda a parte das baterias e do motor está numa área com estrutura em alumínio e a parte dos passageiros foi construída numa célula feita de um material composto de fibra de carbono e plástico reforçado (o CFRP, Carbon Fiber Reinforced Plastic).

Outro aspecto em que o i3 e o i8, assim denominado o carro esportivo, deverão se assemelhar é o local de fabricação. Como explicou Robertson, ambos serão fabricados na unidade da BMW em Leipzig, que receberá €400 milhões e mais 800 empregados para facilitar a produtividade.

bmw vision
BMW Vision Connected Drive/Foto: Divulgação

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital