Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2011 | Março | TED: Michael Pawlyn. Usando a genialidade da natureza na arquitetura

Arquitetura e Construção

02 de Março de 2011

Leia Também
 

TED: Michael Pawlyn. Usando a genialidade da natureza na arquitetura

ted
Michael Pawlyn diz que precisamos de uma mudança radical na eficiência dos recursos / Fotos: Divulgação

É observando a natureza que Michael Pawlyn desenvolve projetos de arquitetura sustentáveis. O mais novo e, talvez, mais impressionante é o Sahara Forest Project. A proposta é criar um sistema que gere energia renovável, água fresca e comida em pleno deserto. A ideia, que surgiu em 2008, está próxima de se tornar realidade e segue em fases avançadas de testes.

Todo o projeto é baseado em observações dos processos naturais que ocorrem na Terra e como ciência e arquitetura podem aplicá-los em situações extremas. No caso do projeto no Saara serão usadas tecnológicas de energia solar concentrada e dessalinização da água do mar para a agricultura.

Em palestra no TEDSalon em Londres, em novembro de 2010, Michael Pawlyn diz que, se pudéssemos aprender a produzir coisas da maneira que a natureza faz, aprenderíamos a ser realmente eficientes – e o principal, sem poluir.

Pawlyn é diretor da empresa Exploration, criada em 2007, que tem como foco grandes projetos voltados para a sustentabilidade. Antes, ele trabalhou na Grimshaw por dez anos e foi fundamental para a equipe que radicalmente re-inventou a arquitetura de horticultura para o projeto Éden.

saara.jpg
O projeto no Saara quer deixar o deserto produtivo

Em 1999, foi um dos cinco vencedores do concurso “Uma Londres Sem Carros”, que buscou soluções estratégicas para as questões de transporte da capital inglesa e novas possibilidades de espaços urbanos.

Em setembro de 2003, entrou para um curso intensivo de design inspirados na natureza no Schumacher College, dirigido por Amory Lovins e Janine Benyus. Foi quando ganhou destaque no Reino Unido por projetos inovadores baseados em design sustentável.

No TEDSalon, Michael Pawlyn diz que para fazermos progressos em uma revolução de sustentabilidade, existem três grandes mudanças que nós temos que realizar:

  1. Uma mudança radical na eficiência dos recursos.
  2. Mudar de uma linear que desperdiça e polui para um sistema que use os recursos em um modelo de circuito fechado.
  3. Mudar de uma economia movida e energia fóssil para a energia solar.

“E para cada uma dessas três, eu acredito imitar a natureza tem muitas das soluções que nós vamos precisar.”, diz Pawlyn.

Assista ao vídeo:


Para legenda em Potuguês, clique em View Subtitles.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital