Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2011 | Novembro | Seminário propõe marco regulatório para a preservação do Cerrado

Biodiversidade

18 de Novembro de 2011

Leia Também

Biodiversidade

Bioma Cerrado 04 de Junho de 2011

Bioma Cerrado

 

Seminário propõe marco regulatório para a preservação do Cerrado

 bioma �rico em diversidade biol�ica
Bioma é rico em diversidade biológica, mas sofre com o desmatamento/Foto: Calil Souza

Destinar ao Cerrado o mesmo tratamento concedido ao bioma amazônico e à Mata Atlântica é o principal objetivo da proposta de emenda à Constituição (PEC) que tramita no Congresso Nacional. O tema foi discutido na quinta-feira, 17 de novembro, durante o terceiro Seminário de Agroextrativismo no Cerrado, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista do Distrito Federal e a Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata).

Donizete Tokarski, presidente do Conselho da Ecodata, destacou, durante o seminário, a importância da aprovação da PEC, considerada por ele como preponderante para o futuro do Cerrado, assim como a reestruturação do novo Código Florestal e o marco regulatório visando à proteção e conservação desse bioma, localizado em grande parte da região Centro-Oeste.

O evento também preparou propostas sobre a preservação e o desenvolvimento sustentável do Cerrado que serão encaminhadas à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Diversidade biológica

Apesar da paisagem visivelmente seca, o Cerrado possui grande diversidade biológica e possui papel fundamental na regulação do ciclo hidrológico brasileiro. No bioma estão localizadas as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do país: Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco.

Na região do Cerrado podem ser encontradas 1174 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Os mais famosos são o tamanduá-bandeira, os papagaios e o lobo-guará.

Tamanho: 2.036.448 Km²
Estados: GO, TO, MT, SP, DF
População: 29.805.941 ou 16,2% da população brasileira
Clima: Tropical sazonal
Solo: Profundo e de cor amarelada, esse solo é arenoso e de baixa fertilidade natural
Flora em destaque: Sucupira, copaíba, peroba-do-campo e ipê-do-cerrado
Fauna em destaque: Tamanduá-bandeira, papagaio e lobo-guará.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital