Editorias / Cultura
HOME | Posts | 2011 | Outubro | 17ª edição da Mostra VerCiência começa nesta terça-feira, em quatro estados

Cultura

18 de Outubro de 2011

 

17ª edição da Mostra VerCiência começa nesta terça-feira, em quatro estados

verciencia.jpg
Mostra conta com mais de 80 programas sobre diversos temas/Foto: Divulgação

Ciência, tecnologia e televisão estarão juntos a partir desta terça-feira, 18 de outubro, até dia 23. Com ações ocorrendo em Brasília, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, a 17ª Mostra VerCiência faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A mostra atinge a 17ª edição e segue focada no conceito de exibir ciência através da TV. No site oficial, a justificativa é que o meio, aliado à internet, pode disseminar a cultura e difundir a cultura e o potencial científicos, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para nortear a mostra, foram selecionados seis temas: mulheres na ciência (com o objetivo de homenagear as cientistas e, principalmente, a ganhadora dos Prêmios Nobel de Física [1903] e Química [1911], Marie Curie); mudanças climáticas; prevenção de riscos; Ano Internacional da Química (celebrado em 2011 pela UNESCO); desastres naturais e evolução e biodiversidade e aventura da ciência.

Foram inscritos 173 produções de emissoras e produtoras do Brasil e do exterior. Ao todo, serão apresentados 80 programas de países como os Estados Unidos, Colômbia, México e França.

Documentário sobre Fukushima é destaque

A emissora japonesa NHK será o destaque da Mostra VerCiência 2011. A televisão estatal traz para o país o documentário-reportagem Fukushima: Mapeando a Radiação, realizado após o acidente nuclear que vitimou a cidade após um terremoto seguido de tsunami.

O filme é inédito fora do Japão e será exibido nesta terça-feira (18), às 15h, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O programa contará com a presença de Toshihiro Matsumoto, chefe da equipe de Programas de Ciência e Meio Ambiente da NHK.

Um dos curadores da mostra, o jornalista Sérgio Brandão deixou clara a admiração pelo trabalho realizado pela dupla de cientistas Shinzo Kimura e Masaharu Okano. A dupla, que já acumulava experiências de trabalho na cidade de Chernobil, na Ucrânia, entrou na usina mesmo sem autorização e retirou amostras do solo para fazer medições da radiação.

“Eles se rebelaram contra o silêncio que havia sido imposto aos pesquisadores por alguns órgãos oficiais do Japão e com a equipe da NHK foram fazer medições em campo ao redor da usina. Graças ao trabalho deles, muitas pessoas foram avisadas dos riscos de contrair doenças e deixaram suas casas”, explicou em entrevista à Agência Brasil.

Confira o trailer do documentário:

A programação e os locais das apresentações estão disponíveis no site www.verciencia.com.br.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD