Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2011 | Setembro | Cerrado ganha Fórum de Secretários de Meio Ambiente

Economia e Política

14 de Setembro de 2011

 

Cerrado ganha Fórum de Secretários de Meio Ambiente

mma capa
Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, atribui queda do desmatamento às ações de fiscalização.
Crédito: Wilson Dias/ABr

Atuar em defesa do Cerrado, bioma que já perdeu 48,5% da cobertura original (quase 1 milhão de km²), é o principal objetivo do Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do Cerrado, instalado nesta quarta-feira, 14 de setembro, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Entre os temas da pauta serão debatidos os problemas comuns a todos os estados que contam com áreas do bioma em seu território, como um Plano de Ações para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado.

Os secretários vão retomar também a discussão da Proposta que torna o Cerrado protegido pela Constituição, conhecida como PEC Cerrado. O reconhecimento facilitaria o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a preservação do bioma. 

O EcoD mostrou nesta terça-feira (13) que houve queda de 16% na taxa de desmatamento do Cerrado entre os anos de 2009 e 2010, em relação ao biênio 2008-2009. No período referido o índice de derrubadas caiu de 7,6 mil km² para 6,4 mil km².

Segundo Izabella Teixeira, a redução no ritmo de desmatamento do Cerrado pode ser atribuída ao aperfeiçoamento da fiscalização ambiental, que tem utilizado dados de monitoramento e estratégias de inteligência.

“A fiscalização está mais sofisticada, utilizando dados do monitoramento, que permitem um planejamento dirigido para os municípios que mais desmatam, e com o uso da inteligência, em parceria com as instituições da Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais”, avaliou a ministra.

Apesar da queda, o bioma segue como um dos mais devastados, principalmente em razão das áreas ocupadas pela pecuária e desmatamento para a produção de carvão - atividades facilitadas pelas brechas na legislação ambiental brasileira.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital