Editorias / Turismo Sustentável
HOME | Posts | 2011 | Setembro | Iniciativas sustentáveis garantem incentivos e linhas de crédito ao setor hoteleiro

Turismo Sustentável

05 de Setembro de 2011

 

Iniciativas sustentáveis garantem incentivos e linhas de crédito ao setor hoteleiro

_web
Captação de energia solar e uso de água pluviais são algumas soluções para reduzir o impacto do turismo/Foto: xornalcerto

Com os grandes eventos esportivos programados para os próximos anos (Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016), o setor hoteleiro do Brasil se prepara para viver um crescimento exponencial, seja no número de estabelecimentos ativos, seja nas receitas e contratações de mão de obra. Em 2012, Londres promete sediar as “Olimpíadas Verdes” e, logo em seguida, os olhares do mundo estarão voltados para o país que possui a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta.

Pensando nisso, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou o Programa Pró Hotéis, em julho deste ano. O projeto, desenvolvido em parceria com as consultorias Ages e Atlas, busca estimular o desenvolvimento econômico e sustentável do setor e surgiu a partir da necessidade da hotelaria brasileira adequar-se à realidade atual do mercado, adotando práticas ambientalmente sustentáveis.

De acordo com o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o programa busca reduzir o impacto do turismo convencional, incentivando a redução do consumo de água e energia elétrica, além de oferecer uma opção de hospedagem mais moderna e com práticas de responsabilidade ambiental. “Há uma relação íntima entre meio ambiente e turismo no país, já que somos um dos principais destinos de eco-turismo no mundo. Essa preocupação tem que fazer parte dos demais nichos, como o turismo de negócios. Os próprios hóspedes, os europeus em especial, cobram dos hotéis essa preocupação com sustantabilidade”, aponta Sampaio.

A lista de soluções econômicas do Programa Pró Hotéis inclui:
• Aquecimento por energia solar,
• Instalação de telhado verde,
• Técnicas de captação e uso de águas pluviais,
• Troca de equipamentos, como elevadores e escadas rolantes, para versões mais eficientes,
• Redução do desperdício de água.

alexandre
Para Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, o crescimento deve ser sustentavel/Foto: Divulgação

De acordo com a FBHA, este redimensionamento possibilita a economia de energia e água em torno de 50% e o programa Pró Hotéis já firmou parceria com as empresas Osram, Schneider, Indeco, Ambient Air e Transsen, que oferecem os equipamentos por preços abaixo dos de mercado. Sampaio aponta que através do Banco Santander são oferecidas condições especiais de financiamento, permitindo que empreendimentos de diferentes portes possam ingressar no projeto.

Outra alternativa é oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do BNDES ProCopa Turismo. Para obter o financiamento da construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis, os empreendimentos precisam obter certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem ou certificação de Eficiência Energética Nível “A”. O ProCopa Turismo integra uma série de ações desenvolvidas para modernizar e preparar o Brasil para os próximos anos, com o objetivo de desenvolver projetos com premissas ambientais. “Temos que incorporar as práticas eco-responsáveis nesse momento para que o crescimento seja sustentável”, finaliza Sampaio.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital