Editorias / Água
HOME | Posts | 2012 | Abril | Conceito de Economia Azul será debatido na Rio+20

Água

10 de Abril de 2012

Leia Também

A sustentabilidade é turquesa 20 de Julho de 2011

A sustentabilidade é turquesa

 

Conceito de Economia Azul será debatido na Rio+20

economiaazul.jpg
Foto: Alkok

O termo “economia azul” é utilizado por especialistas para designar todo o potencial de riqueza contido nos oceanos. Segundo eles, uma vez bem administrados, geram oportunidade de emprego e negócios.

A discussão sobre o conceito da economia azul deverá ser um diferencial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), segundo divulgou ONU na segunda-feira, 9 de abril. A proposta foi estabelecida durante encontro preparatório para a cúpula, realizado no fim de março, em Nova York.

Conceito

A economia azul foi um termo pensado por Gunter Pauli, fundador do Zero Emissions Research and Initiatives. Embora também defenda mudanças estruturais na economia, a azul é diferente da economia verde ao estruturar-se na sustentabilidade social, econômica e ambiental e requerer menos gastos e investimentos. Assim, a riqueza produzida no mar vai muito além da coleta de alimentos.

É o caso de um projeto do engenheiro gaúcho Jorge Alberto Vieira Costa, um dos pioneiros na aplicação do conceito no país, que pesquisa as algas Spirulina para absorver o CO2 da queima do carvão, produzir proteínas que podem ser utilizadas para alimentação e, além disso, serem transformadas em biocombustíveis.

Nesse contexto, os defensores da economia azul afirmam que é preciso avaliar as consequências da queda dos recifes de coral, o aumento do nível dos oceanos, a erosão costeira e a poluição marinha. Outra preocupação para o avanço de uma "economia azul" é a pesca excessiva, além das ações prejudiciais aos ecossistemas e as comunidades de países-ilha.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital