Editorias / Moda e Beleza
HOME | Posts | 2012 | Abril | Novidades de fibras ecologicamente corretas para o mundo da moda eco consciente

Moda e Beleza

05 de Abril de 2012

Leia Também
 

Novidades de fibras ecologicamente corretas para o mundo da moda eco consciente

Se preocupar com o meio ambiente é parar e pensar de que forma conduzimos nosso dia a dia, se estamos não apenas preocupados, mas agindo em prol de um mundo melhor. Para isso devemos pensar desde o resíduo que descartamos e a quantidade de água que consumimos até o que vestimos.

A tendência de muitos designers atualmente é a mudança do tecido comum, que possui todo um processo de fabricação que degrada o meio ambiente, para fibras ecologicamente corretas. Estas fibras podem ser usadas como um todo ou parte do vestuário. Elas são fáceis de manejar, podem ser costuradas a qualquer estilo e ainda oferecem aos produtores locais e artesãos a oportunidade de um emprego.

Algumas das mais conhecidas fibras ecologicamente corretas já estão começando a ser incorporadas em maior escala como o algodão orgânico, seda paz, bambu e fio de leite.

Mas não para por aí. O portal EcoFriend listou as novidades no mundo das fibras eco. Veja algumas delas.

Morphotex

donna-sgro-morphotex-4.jpg
Fotos:Reprodução

O morphotex é uma fibra que tem sido desenvolvida usando nanotecnologia. Ele é inspirado pelo princípio cromogênico de borboletas Morpho que habitam áreas ao longo da Amazônia na África do Sul. Ao controlar a espessura de cada camada que varia de 70 a 100 nanómetros, eles podem produzir quatro cores básicas (vermelho, verde, azul e violeta). Corantes ou pigmentos não são utilizados para morphotex, o processo é natural e revela um arco-íris de cores de acordo com a intensidade e o ângulo de luz, devido a esta estrutura única da fibra. Como não há nenhum processo de tingimento envolvido na produção da fibra, morphotex poupa energia e minimiza o desperdício industrial, quando comparado com os métodos convencionais.

Ingeo: A fibra à base de milho

ingeo-oxg7i.jpg

Ingeo NatureWorks LLC é feita a partir de amido de milho fermentado em vez de petróleo. Usado para criar roupas da moda, Ingeo também é incorporada na fabricação de plástico bio para embalagens, filmes e produtos eletrônicos. O material utiliza o carbono e açúcar armazenado nas plantas para fazer biopolímeros. A resina resultante é moldada por injeção em materiais utilizados para fazer os têxteis e plásticos.

Tecido de Banana

banana-fabric-ficzt.jpg

A bananeira pode ser usada para muito mais, além da produção de frutas. Suas folhas e caules podem ser usadas para a criação de tecidos eco amigáveis. Com o tecido pode se confeccionar toalhas de mesa, roupas, cortinas e qualquer coisa que usa pano. A camada interna da árvore pode ser utilizada para criar tecidos finos e na produção de saris indianos e quimonos japoneses.

Fibras de roupas feitas a partir de leite e algas

clothing-fibers-made-from-milk-and-seaweed-sl2wy.jpg

"Dois metros quadrado" é uma empresa alemã que produz roupas de leite e algas marinhas. Os tecidos contêm qualquer das duas fontes, cujas propriedades são ditas nutritivas para a pele. Até que ponto isso é verdade, não se sabe, mas a criação de tecido a partir de dois elementos naturais é muito mais louvável que os não-biodegradáveis.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital