Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Abril | ONGs incentivam criação de reservas de Mata Atlântica

Biodiversidade

29 de Abril de 2012

 

ONGs incentivam criação de reservas de Mata Atlântica

 fazenda
As áreas particulares representam quase 80% do bioma/Foto: de Paula FJ

Apoiar as melhores propostas de criação de reservas particulares e implementação de planos de manejo para essas unidades. Este é o objetivo do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica, que inscreve proprietários rurais até o dia 26 de junho. O regulamento pode ser acessado por meio dos sites da SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional e Aliança Mata Atlântica. No total, serão liberados para o projeto R$ 400.000,00.

O edital lançou uma linha de apoio ao georreferenciamento (para conhecer os limites da reserva) para atender à demanda de proprietários de reservas antigas, que não têm a linha georreferenciada determinada. Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, no total, as áreas particulares na Mata Atlântica representam quase 80% do bioma. São 1.073 reservas privadas, que protegem 698 mil hectares. Na Mata, elas somam 734 e oferecem proteção a mais de 136 mil hectares do bioma.

“Apoiamos tanto a criação quanto o financiamento para ações como mapear a área, providenciar a documentação necessária, além da gestão das reservas, como planos de manejo, pois é importante não só aumentar a área protegida, mas também garantir que elas estejam sendo bem geridas e que cumpram com seus objetivos de preservação da biodiversidade”, afirmou à Agência Brasil, a coordenadora do programa, Mariana Machado. Ela também informou que essas áreas só podem promover atividades de pesquisa científica, turismo e educação ambiental

O programa, que foi lançado em 2003 pela Fundação SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC) e Conservação Internacional, auxiliou a criação de 467 reservas particulares e a 84 proprietários rurais na elaboração de projetos de gestão em suas terras. Antes da iniciativa, o país tinha 422 reservas particulares reconhecidas na Mata Atlântica.

O Ministério do Meio Ambiente promove a criação, assistência e fiscalização desse tipo de unidade de conservação desde 1990. O Instituto Chico Mendes (ICMBio) é o órgão federal responsável pela criação de reservas particulares de Mata Atlântica.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital