Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2012 | Abril | TED Peter Diamandis: Abundância é nosso futuro

Ciência e Tecnologia

25 de Abril de 2012

 

TED Peter Diamandis: Abundância é nosso futuro

capa.jpg

No palco do TED2012, Peter Diamandis defende o otimismo - que nós inventemos, inovemos e criemos meios de resolver os desafios que pairam sobre nós. Segundo um dos fundadores da Singularity University e criador do X-Prize, notícias negativas que bombardeiam a mídia diariamente fazem com que as pessoas acabem acreditando que o mundo está cada dia pior. “Mas talvez não seja o caso”, diz.

Para Diamandis, o “tremendo progresso” ocorrido em diversos setores no último século está, de fato, levando a um potencial de, nas próximas três décadas, criar um mundo de abundância. “Eu não estou dizendo que não temos problemas, crise climática, extinção de espécies, escassez de água e energia, certamente temos. Como humanos, somos bons em ver os problemas com antecedência, mas no fim nós acabamos com eles”.

Para comprovar sua tese, o palestrante cita alguns números. Segundo Diamandis nos últimos cem anos a expectativa de vida humana mais que duplicou, a renda per capita média ajustada à inflação triplicou ao redor do mundo e a mortalidade infantil caiu cerca de 10 vezes. Além disso, o custo do alimento, eletricidade, transporte e comunicação caiu de 10 a 1.000 vezes e o alfabetismo global passou de 25% para 80% nos últimos 130 anos.

Na base dessa evolução está a tecnologia e seu crescimento exponencial, diz Diamandis. Cada dia mais eficazes, baratas e acessíveis, as ferramentas tecnológicas se tornaram armas poderosas para alavancar ainda mais esse progresso. Computação em nuvem, sensores e redes, robótica, impressão em 3D, biologia sintética, combustíveis, vacinas e alimentos, medicina digital, nanomateriais e I.A são alguns dos exemplos citados pelo palestrante.

“Quando penso em criar abundância, não se trata de criar uma vida de luxo para todos no planeta; se trata de criar uma vida de possibilidades. Se trata de pegar aquilo que era escasso, e torná-lo abundante. Vejam, escassez é contextual, e tecnologia é uma força liberadora de recursos.” - Peter Diamandis

Para Diamandis, com a popularização e democratização da tecnologia e do conhecimento será possível, por exemplo, tornar recursos como água e energia abundantes. “Estamos em um planeta que é banhado com 5.000 vezes mais energia do que usamos em um ano. Dezesseis terawatts de energia atingem a superfície terrestre a cada 88 minutos. Não se trata de escassez, mas sim de acessibilidade”, exemplifica.

“O que me dá uma enorme confiança no futuro é o fato que somos agora mais poderosos como indivíduos para assumir os grandes desafios deste planeta. Temos as ferramentas com esta exponencial tecnologia. Temos a paixão e inovação do faça-você-mesmo. Temos o capital do tecno-filantropista. E temos 3 bilhões de novas mentes ficando online para trabalhar conosco e resolver os grandes desafios, para fazer aquilo que precisamos fazer. Vivemos com décadas extraordinárias a nossa frente”, conclui.

Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital