Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Agosto | Acordo prevê redução de sódio em alimentos industrializados no Brasil

Vida e Saúde

30 de Agosto de 2012

 

Acordo prevê redução de sódio em alimentos industrializados no Brasil

untitled-7.jpg
O governo pretende eliminar do cardápio brasileiro cerca de 20 toneladas de sódio até 2020. Foto: Euzébia Noleto

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) assinaram na terça-feira, 28 de agosto, um acordo o qual estabelece que cereais matinais, caldos, margarinas e temperos, industrializados no Brasil, devem possuir menor quantidade de sódio.

O acordo, que pretende diminuir a utilização do elemento até 2015, é a terceira etapa do acordo entre os dois órgãos, em prol da temática. Produtos como bisnagas, biscoitos, pão de forma e francês, macarrões instantâneos, mistura para bolos, batatas fritas, salgadinhos de milho e maionese já perderam quantidades significativas de sódio. Com esses documentos, o governo tem como objetivo eliminar do cardápio dos brasileiros cerca de 20 toneladas da substância, até 2020.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite diário de consumo de sódio é de dois gramas - correspondente à cinco gramas de sal. Porém, uma pesquisa do IBGE aponta que os brasileiros consomem cerca de 12 gramas de sal, diariamente.

O sal é a principal fonte de sódio da alimentação e se engana quem pensa que ele só é encontrado em comidas salgadas. Ele é utilizado como conservante e pode estar presente até em em bolos e biscoitos doces.

O sódio é responsável pela elevação da pressão do sangue, problema de saúde crescente no país, segundo o Ministério da Saúde. Cerca de 22,7% dos adultos sofrem com a doença, que aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Com informações do portal G1.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital