Editorias / Moda e Beleza
HOME | Posts | 2012 | Agosto | Adidas quer economizar 1,2 milhão de litros de água em confecção de vestuários

Moda e Beleza

08 de Agosto de 2012

Leia Também
 

Adidas quer economizar 1,2 milhão de litros de água em confecção de vestuários

adidas-dry-dye-2.jpg
A Adidas vai confeccionar 50 mil camisetas durante o verão
Fotos: Divulgação

A indústria têxtil é considerada uma das maiores consumidoras de água do planeta, além de eliminar resíduos na natureza. Pensando nos danos ambientais, a Adidas fez uma parceria com o Grupo Yeh, da Tailândia, responsável pela primeira máquina de tingimento comercial que substitui a água por dióxido de carbono (CO2): a DryDye. A ideia é economizar 1,2 milhão de litros de água durante a fabricação dos vestuários.

adidas-dry-dye-1.jpg

Ao contrário dos métodos de tingimento convencionais, os quais requerem uma média de 100 a 150 litros de água para processar um quilograma de fibra, a DryDye utiliza uma forma de dióxido de carbono pressurizado, em vez da água. Quando o CO2 é aquecido acima de 31ºC e pressurizado acima de 74 bar, torna-se supercrítico, um estado da matéria onde ele pode ser visto como um líquido expandido, ou um gás altamente comprimido. Uma característica de um fluido supercrítico é a alta densidade (semelhante ao líquido) que possibilita a dissolução de compostos.

adidas-dry-dye-3.jpg

Além de economizar água no processo de tingimento, a máquina poupa também 50% da energia gasta em um processo tradicional e 50% menos produtos químicos.

Juntamente com a empresa tailandesa, a Adidas vai confeccionar 50 mil camisetas durante o verão. De acordo com a multinacional alemã, é apenas o começo, a fabricante espera utilizar o processo DryDye em mais peças de vestuário nas próximas temporadas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital