Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Agosto | Cozinha EcoD: Salada Mediterrânea ao Forno

Vida e Saúde

19 de Agosto de 2012

Leia Também
 

Cozinha EcoD: Salada Mediterrânea ao Forno

salada-mediterranea-2-copia.jpg
Foto: Figos&Funghis

O mês de setembro está bem próximo e com ele vem a florida primavera. A chegada dessa estação, que antecede o verão, torna a salada uma refeição de destaque nos cardápios. Por ser uma preparação fria e ter grande quantidade de água, ela contribui para a hidratação do corpo, além de promover uma digestão fácil e rápida, evitando a sensação de moleza, bastante comum após a ingestão de alimentos gordurosos nas estações quentes.

O EcoD traz uma deliciosa dica de salada, do blog Figos & Funghis, para acompanhar suas refeições.

Aprenda a fazer a salada mediterrânea ao forno com Fabiana Pinfildi:

Dica: dá para deixar esta receita bem light reduzindo um pouco a quantidade de azeite

“Esta saladinha aqui, além de ser deliciosa, é elaborada com apenas três ingredientes principais que eu adoro: berinjela, tomate e pão! Esta combinação é simplesmente perfeita e pode ser servida apenas assim, como uma salada morna ou como antepasto, molho para massa, recheio de torta, cobertura de bruschetta e o que mais sua imaginação deixar. Para ser bem sincera eu comi assim mesmo, sem nada, só a saladinha com uma porção de queijo parmesão ralado na hora, pura delícia! Também já preparei esta mesma combinação adicionando nozes picadas e pimentões vermelhos, é quase uma “caponata siciliana”, mas é mais rústica, tem menos temperos e o modo de preparo é mais simples também, pois só precisa ir ao forno. E como vocês sabem, em minha opinião, não há nada mais prático na cozinha do que o forno! Ah, e preciso dizer que dá para deixar esta receita bem light reduzindo um pouco a quantidade de azeite.”

Ingredientes:

(Para duas pessoas)

  • 1 berinjela grande
  • 4 tomates italianos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de cubos de pão (usei ciabata, mas pode usar qualquer outro)
  • 6 dentes de alho
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • alecrim, tomilho, pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190º. Lave bem a berinjela corte com a casca em cubos grandes. Lave os tomates e corte cada um em 4 partes no sentido do comprimento. Disponha em uma assadeira os cubos de berinjela, os tomates e regue com metade do azeite. Tempere com sal, pimenta, adicione folhas de alecrim e de tomilho a gosto e leve ao forno por 30 minutos, ou até perceber que os tomates estão bem murchos e a berinjela macia (Na metade do tempo de cozimento adicione os dentes de alho e retorne a assadeira ao forno). Regue os cubos de pão com o azeite restante e junte com a berinjela e o tomate da assadeira. Asse por mais 8 minutos e sirva em seguida.

Bom Apetite!

logo-figos-funghis.jpglogo-figos-funghis.jpg

 Fabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital