Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2012 | Agosto | ONU nomeia presidenta do Ipea para grupo de alto nível sobre sustentabilidade

Economia e Política

01 de Agosto de 2012

Leia Também
 

ONU nomeia presidenta do Ipea para grupo de alto nível sobre sustentabilidade

 vanessa-presidente2.-tjpg.jpg
Vanessa Petrelli Corrêa é doutora em Teoria Econômica pela Unicamp. Foto: Divulgação/Ipea

Um grupo de alto nível foi nomeado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para elaborar um plano de ação cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável global para depois de 2015. A equipe deve reunir propostas relativas às questões econômicas, políticas e sociais, como erradicação da fome e combate à pobreza. A presidenta do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Vanessa Petrella Corrêa, integra o time.

Vanessa Petrelli Corrêa é doutora em Teoria Econômica pela Unicamp e mestre em Teoria Econômica pela UnB, fez graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná . É professora licenciada da Universidade Federal de Uberlândia (MG). É a 23ª presidente do Ipea.

“Seguindo a própria discussão que nós tivemos na Rio+20, vamos consolidar a compreensão do conceito de desenvolvimento e de que os debates têm que integrar o desenvolvimento sustentável em conjunto com a análise da incorporação do homem enquanto ser humano neste desenvolvimento. E o próprio conceito de economia verde e dos novos caminhos para os ODM, incorporando essa discussão", projetou Corrêa.

A equipe é formada por 26 pessoas sob a coordenação de Susilo Bambang Yudhoyono, da Indonésia, Ellen Johnson Sirleaf, da Libéria, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron.

A primeira reunião do grupo será em setembro, às margens da Assembleia Geral. "Estou ansioso com as recomendações [do grupo] sobre uma agenda global para depois de 2015 com responsabilidades compartilhadas para todos os países tendo como alvo a luta contra a pobreza e o desenvolvimento sustentável", destacou Ban Ki-moon. O ano de referência marca o término do prazo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O grupo vai se debruçar sobre os seguintes temas: a redução da pobreza, melhorias na área de educação, igualdade de gênero, saúde infantil e materna, a estabilidade ambiental e o tratamento para os doentes contaminados com o vírus HIV. De acordo com um estudo recente de 2012, há progressos no combate à pobreza e melhoria da qualidade de vida nas comunidades pobres, assim como o abastecimento de água nos países menos desenvolvidos.

A criação do grupo de trabalho foi referendada durante as discussões na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, cerca de cem chefes de Estado e governo participaram dos debates, além de aproximadamente 40 mil representantes de organizações não governamentais, do setor privado e da sociedade civil.

A equipe é formada por 26 pessoas sob a coordenação de Susilo Bambang Yudhoyono, da Indonésia, Ellen Johnson Sirleaf, da Libéria, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron. Além da brasileira Vanessa Petrelli Corrêa, outras lusófonas integram o painel: a ministra das Finanças do Timor-Leste, Emília Pires e a ativista moçambicana Graça Machel, mulher de Nelson Mandela.

- Ouça a matéria da Rádio ONU com a entrevista com Vanessa Corrêa - 

 

Com informações da Agência Brasil e Rádio ONU

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital