Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Agosto | Vídeo da Nasa mostra avanço do desmatamento no estado de Rondônia

Biodiversidade

02 de Agosto de 2012

Leia Também
 

Vídeo da Nasa mostra avanço do desmatamento no estado de Rondônia

Divulgado pela Nasa, a agência espacial americana, o vídeo acima registra o intenso desmatamento da Amazônia no estado de Rondônia entre 1975 e 2012. As imagens foram obtidas pelos satélites do Landsat, o mais antigo programa de observação da Terra a partir do espaço, com 40 anos. 

É interessante notar que, há quase 30 anos, a floresta no estado estava quase tão intocada quanto séculos atrás, nos primórdios da criação do país - quadro modificado a partir dos estímulos governamentais de ocupação da Amazônia.  

As imagens do vídeo demonstram que o desmatamento na região teve um padrão conhecido como "espinha de peixe", nos quais as áreas degradadas são formadas por uma estrada principal e diversas secundárias.

O desmatamento ocorre primeiro ao longo da via principal e logo depois é ampliado pelos caminhos abertos perpendiculares à estrada original. No vídeo da Nasa, a via principal possui 50 quilômetros, e as secundárias, até quatro quilômetros.

As imagens do Landsat revelam, segundo os cientistas, que a taxa de desmatamento da Amazônia entre os anos de 1978 e 1988 foi menor do que se pensava. Contudo, o padrão “espinha de peixe” impacta muito mais na biodiversidade, uma vez que provoca rápida fragmentação da floresta, isolando as espécies, e, com mais bordas, cria muito mais áreas de interseção entre a atividade humana e a floresta natural.

Com informações da Exame

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital