Editorias / Empreendedorismo
HOME | Posts | 2012 | Dezembro | Desafio busca intraempreendedores sociais dentro das empresas

Empreendedorismo

14 de Dezembro de 2012

 

Desafio busca intraempreendedores sociais dentro das empresas

desafio.jpg

O próximo grande movimento do nosso tempo pode vir de um lugar inesperado - não de agitadores políticos, ocupantes ou revolucionários de transformação social, mas sim de dentro das empresas. Um novo fenômeno, conhecido como intraempreendedorismo social, está ganhando força dentro da cultura empresarial e pode mudar a natureza dos negócios.

O termo ganhou atenção pela primeira vez por meio de um relatório de pesquisa publicado em 2008. Este "Guia de Campo" identificou indivíduos que, dentro de empresas, desenvolviam soluções escaláveis para alguns dos problemas mais difíceis do mundo. São os colaboradores que estão desenvolvendo soluções inovadoras e escaláveis dentro das empresas para alguns dos problemas globais mais urgentes – em áreas como saúde, educação e meio ambiente.

Intraempreendedores sociais estão entre os mais importantes catalisadores para melhorar o impacto social e ambiental das grandes organizações”
Gib Bulloch, diretor-executivo de parcerias de desenvolvimento da Accenture

Assim como empreendedores sociais, intraempreendedores sociais são motivados a mudar o status quo e enxergam oportunidades nos grandes desafios. Esta tribo de pioneiros está incubando transformação social de dentro para fora, oferecendo soluções de negócios que impactam diretamente nas desigualdades sociais e ambientais.

"Intraempreendedores sociais estão entre os mais importantes catalisadores para melhorar o impacto social e ambiental das grandes organizações", afirmou Gib Bulloch, diretor-executivo de parcerias de desenvolvimento da Accenture. "Mais de 50 das 100 maiores economias do mundo são empresas, e apenas uma pequena mudança instigada de baixo para cima por um intraempreendedor social pode fazer uma enorme diferença em comunidades atingidas por essas empresas", completou.

Desafio

Mas trazer o intraempreendedorismo social das margens para o mainstream não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a Ashoka, a maior organização mundial de empreendedores sociais, e a Accenture, empresa global de consultoria, uniram forças para lançar A Liga dos Intraempreendedores: Construindo Melhores Negócios de Dentro para Fora. O desafio mundial visa identificar, apoiar e criar uma rede global de intraempreendedores sociais.

Para isso, os organizadores estão em busca de intraempreendedores sociais dentro de empresas líderes, que encabecem ideias e projetos com capacidade de transformar o mundo corporativo e a própria sociedade.

Para participar, basta se inscrever no site da changemakers.com/intrapreneurs, até o dia 15 de janeiro de 2013. Os 15 finalistas do desafio formarão a Turma Inaugural da Liga dos Intraempreendedores, tornando-se parte de uma seleta rede global de agentes de transformação.

Um painel de jurados especialistas irá selecionar três trabalhos vencedores da Liga, e a comunidade online do Changemakers votará para determinar uma inscrição vencedora adicional. Os vencedores receberão apoio pró-bono de consultoria da Accenture e um convite para participar do Fórum Mundial Skoll, além de cobertura da mídia.

- Clique aqui para se inscrever -

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital