Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | Carnaval deixa lixo de recordação nos principais circuitos

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

24 de Fevereiro de 2012

Leia Também
 

Carnaval deixa lixo de recordação nos principais circuitos

ssa.jpg
Mergulhadores recolheram lixo do Cristo ao Farol da Barra, em Salvador/Foto: Divulgação 

O Carnaval acabou, mas deixou de recordação muito mais do que a alegria e saudades nos foliões. Nos circuitos da folia, grandes quantidades de lixo foram encontradas nos primeiros dias após a festa. O cenário, contudo, não é de todo desolador: nas folias mais tradicionais, a quantidade de lixo encontrado apresentou queda.

Em Salvador, a retirada dos resíduos do Carnaval do mar começou na manhã de quinta-feira, 23 de fevereiro, com uma parceira entre a Limpurb (Limpeza Urbana de Salvador) e o Projeto Galeão. Uma equipe de 15 mergulhadores recolheu do fundo do mar das praias do Cristo e do Farol da Barra quase 85 quilos das sobras da folia, entre latinhas de cerveja e refrigerante, garrafas PET, abadás, madeiras, espetinhos, shorts, roupas e um aparelho celular. Nas ruas, o projeto Ecofolia Solidária atingiu a meta prevista e coletou 65 toneladas de resíduos durante a festa, pouco acima das 63 em 2011.

O número é menor em comparação ao ano passado, quando foram retirados 1.300 quilos de resíduos da Baía de Todos os Santos, após o carnaval. Para se ter ideia, no final de janeiro deste ano, uma ação da Limpurb recolheu 433 quilos de resíduos no mar do Farol da Barra. Segundo a prefeitura, a redução ocorrida na festa do momo ocorreu devido às campanhas de conscientização.

bernando-05.jpg
Os resquícios do Carnaval de 2011 no mar de Salvador foram divulgados pela Global Garbage/Foto:Francisco Pedro, do Projeto Lixo Marinho

Durante o carnaval no Rio de Janeiro,a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) recolheu 642 toneladas de lixo. O número representa uma queda de 24% em relação a 2011, quando foram coletadas 849 toneladas de resíduos. Para a prefeitura carioca, a redução do lixo deve-se ao trabalho ininterrupto de 3 mil homens da Companhia de Limpeza,aliado à mudança de postura dos foliões.

Nos primeiros dias da folia carioca, a quantidade de resíduos chegou a apresentar queda de 59% (11,2 toneladas recolhidas, contra 19 no ano anterior). A redução, entretanto, não aguentou a passagem de um dos mais tradicionais trios da cidade: o cordão da Bola Preta, no qual foram recolhidos 23 toneladas contra as nove do segundo lugar.

Aumento

Em Recife, somente um dia foi suficiente para fazer estrago. A passagem de mais de dois milhões de foliões no Galo da Madrugada pelas ruas do Recife Antigo, no sábado, deixou de recordação mais de 150 toneladas de lixo e entulho, recolhidas até o início de domingo na cidade.

galoo.jpg
Galo da madrugada deixou rastro de lixo nas ruas pernambucanas/Foto: Divulgação

Mas não foi somente nos circuitos tradicionais da folia do país que a educação ambiental fez falta. Em Manaus, foram recolhidas 60 toneladas de lixo somente no Sambódromo, no desfile de Carnaval ocorrido no final de semana. O volume representa 75% da coleta de toda a cidade durante um mês, período em que normalmente são recolhidos 80 toneladas. Além disso, em relação ao ano passado o número, de 40 toneladas,  aumentou 50%.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital