Editorias / EcoDesign
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | Designer cria produtos de jardinagem com caroços de ameixa

EcoDesign

18 de Fevereiro de 2012

 

Designer cria produtos de jardinagem com caroços de ameixa

vaso.jpg

Quando a designer industrial chilena Genoveva Cifuentes descobriu que seu país é o segundo maior exportador de ameixas desidratadas do mundo, e que 47 mil toneladas de caroços são descartadas e queimadas, ou usados como adubo todos os anos, ela decidiu dar nova serventia ao material.

Por serem compostos de celulose e lignina, os caroços poderiam ser usados produzir um material resistente e biodegradável. Assim, Genoveva decidiu criar acessórios biodegradáveis de jardinagem, como vasos, canteiros e plaquinhas para identificar as plantas.

ferramentas.jpg

Além de darem um charme a mais em qualquer jardim, os acessórios podem ser plantados diretamente na terra, já que não apenas se degradam naturalmente, como ainda ajudam na germinação das sementes, já que proporcionam isolamento térmico e nutrientes.

A ideia virou um projeto, batizado de Inplum, que ganhou o primeiro prêmio do concurso de design com materiais reciclados da ONG Remade in Chile. Por enquanto, os produtos da linha Inplum são apenas conceituais, e a designer não informou se há planos de começar uma produção.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital